Município de Almeirim é o convidado da Feira do Porco Alentejano

O Município de Almeirim, no Ribatejo, é a autarquia convidada da Feira do Porco Alentejano, que se realiza de 23 […]

O Município de Almeirim, no Ribatejo, é a autarquia convidada da Feira do Porco Alentejano, que se realiza de 23 a 25 de Março, em Ourique. 

Segundo a Câmara de Ourique, Almeirim, além da tradição agrária, vinícola e gastronómica, tem «apostado na afirmação dos seus vinhos, da sua gastronomia onde pontua a sopa da pedra e na hortifruticultura».

«Um território de tradições, identidades fortes e produtos de excelência que dão sustento à ambição de construir mais futuro no contexto da ruralidade», acrescenta.

Entre provas de produtos regionais, como as trouxas de pedras e pastéis do frade, showcooking de sopa da pedra, pela Confraria Gastronómica de Almeirim, degustação das caralhotas de Almeirim (pão tradicional) e prova de vinhos brancos da região, muitos são os motivos para conhecer melhor o Município de Almeirim na Feira do Porco Alentejano.

«Baixo Alentejo e Ribatejo, também unidos na mesma Entidade de Turismo, estarão assim convergentes na afirmação da convicção de que o interior do país tem um papel relevante a desempenhar na consolidação das identidades, das tradições, da inovação e da diversificação da atividade económica», diz a Câmara de Ourique.

A XII Edição da Feira do Porco Alentejano apresenta-se com «a redobrada ambição de somar uma dimensão pedagógica às dimensões técnicas, turísticas e lúdicas que já existiam».

Com este esforço de pedagogia, «estaremos a contribuir para sublinhar a importância do trabalho desenvolvido pela fileira na afirmação da economia local, na defesa do montado e na valorização do mundo rural como ativo do desenvolvimento do país», diz a autarquia.

A Feira do Porco Alentejano de 2018 será, «uma vez mais, uma montra do elevado potencial produtivo do nosso mundo rural, num esforço convergente do Município, das Freguesias, dos criadores, dos produtores, do Movimento Associativo e dos patrocinadores. Um trabalho conjunto que atrai a Ourique milhares de visitantes e fideliza muitos deles para o seu regresso noutras ocasiões, num esforço virtuoso também para o nosso comércio local, para a restauração e para agentes turísticos».

Nos últimos anos, a Feira do Porco Alentejano «afirmou-se como um espaço de promoção da fileira do porco alentejano e do mundo rural, que conta com a prestigiosa presença de um Município convidado, que connosco partilha a ruralidade como marca de identidade do território, seja através de produtos, de práticas agroalimentares e de uma sustentada ambição em valorizar esse capital de diferenciação».

O certame também vai ter animação musical, com, por exemplo, Carolina Deslandes e Miguel Gameiro.

 

Comentários

pub