Ministro da Cultura visita Mértola para conhecer de perto as estátuas romanas monumentais

O ministro da Cultura visita a vila de Mértola na próxima terça-feira, 6 de Março, com o propósito de reunir […]

O ministro da Cultura visita a vila de Mértola na próxima terça-feira, 6 de Março, com o propósito de reunir com as entidades locais e conhecer o património cultural.

O programa da visita, que terá início pelas 11 horas, inclui uma reunião com o presidente da Câmara Jorge Rosa, a diretora regional do Património Cultural, Ana Paula Amendoeira, a diretora geral do Património Cultural, Paula Silva, e o diretor do Campo Arqueológico de Mértola, Cláudio Torres.

De seguida, o ministro Luís Filipe Castro Mendes, irá visitar alguns monumentos da vila-museu, nomeadamente o Castelo, a Igreja Matriz, a Alcáçova e a réplica de uma casa islâmica, e ainda a Casa Cor de Rosa, local onde foram recentemente encontradas estátuas do período romano, de dimensões monumentais.

Escavações arqueológicas, em Mértola, desvendaram, no ano passado, um conjunto de estatuária monumental do período romano, do século I.

Ao todo, são quatro estátuas de grandes dimensões, descobertas a quatro metros de profundidade na Casa Cor de Rosa, em pleno centro histórico.

Este importante achado, bem como a estrutura existente no local, pode indiciar, segundo a equipa de arqueólogos, a existência de um templo romano, o que levará a novos conhecimentos de toda a ocupação romana em Portugal.

Comentários

pub