Janeiro teve taxa de ocupação superior à do ano passado

O Algarve registou uma taxa de ocupação, por quarto disponível, de 32%, em Janeiro, mais 3,5 pontos percentuais do que […]

O Algarve registou uma taxa de ocupação, por quarto disponível, de 32%, em Janeiro, mais 3,5 pontos percentuais do que no mês homólogo de 2017, de acordo com dados da Associação de Hotelaria de Portugal (AHP). 

Quando comparada por zonas, a taxa de ocupação foi superior no Algarve Sotavento (55%), face ao Algarve Centro (25%) e ao Algarve Barlavento (33%).

Quanto ao ARR (preço médio por quarto ocupado) foi de 45 euros, mais 3% do que em Janeiro de 2017, e o RevPar (preço médio por quarto disponível) cresceu 16%.

De acordo com o AHP Tourism Monitors, ferramenta exclusiva de recolha de dados da hotelaria nacional trabalhados mensalmente pela AHP, Janeiro registou, em Portugal, um crescimento de 2,6 pontos percentuais na taxa de ocupação, que se fixou nos 48%.

O ARR fixou-se nos 71 euros, evidenciando um crescimento de 11% face ao período homólogo. Neste indicador, as categorias quatro e cinco estrelas foram as que mais cresceram: 11% e 10%, respetivamente.

O RevPAR fixou-se nos 34 euros e mantém a rota ascendente a registar um crescimento de 17%, face ao mesmo mês do ano anterior. De destacar, nos destinos turísticos, o crescimento de 37% das Beiras, seguindo-se o Oeste com mais 31% e o Alentejo com mais 28%.

Quanto às maiores taxas de ocupação, os destaques vão para a Madeira (69%), Lisboa (60%) e Grande Porto (47%).

 

Cristina Siza Vieira, presidente executiva da Associação da Hotelaria de Portugal, comenta que «como já era expectável, abrimos o ano de 2018 a registar crescimentos em linha com os que se verificaram no ano de 2017. Claro que a “marca” da sazonalidade é significativa, como os resultados absolutos demonstram».

Todos os valores indicados referem-se a variações relativas entre os períodos homólogos (Janeiro de 2018 e Janeiro de 2017), de acordo com as definições dos destinos turísticos constantes no Hotel Monitor. Os valores e variações da informação estatística são arredondados à décima.

Os resultados apresentados referem-se a valores constantes no Hotel Monitor à data de 16 de Março.

 

Comentários

pub