IPMA: Mês de Fevereiro foi muito frio e seco em Portugal Continental

O mês de Fevereiro foi muito frio e seco em Portugal Continental, anunciou o Instituto Português do Mar e da […]

O mês de Fevereiro foi muito frio e seco em Portugal Continental, anunciou o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA). Assim, o valor médio da temperatura média do ar em Fevereiro, que foi de 8.56 °C, «foi inferior ao normal em -1.42 °C, sendo o 3º valor mais baixo desde 2000».

O IPMA acrescenta que «valores da temperatura média inferiores aos deste mês ocorreram em cerca de 20% dos anos, desde 1931».

Por outro lado, também o valor médio da temperatura mínima do ar, 3.15 °C, foi inferior ao normal em -2.42 °C, sendo o 9º valor mais baixo desde 1931 e o 3º mais baixo desde 2000. O valor médio da temperatura máxima do ar, 13.96°C, foi inferior ao normal em -0.42 °C.

Durante o mês passado, «os valores de temperatura média do ar apresentaram valores muito inferiores ao normal na 1ª quinzena do mês, em particular entre os dias 2 e 9 de Fevereiro».

Neste período, o IPMA realça os valores diários de temperatura mínima «também muito inferiores ao normal», sendo, nos dias 6 a 8, inferiores a 0°C. Também no dia 24 de Fevereiro o valor médio da temperatura mínima do ar foi inferior a 0°C.

De tal modo que «foram ultrapassados os maiores valores da temperatura mínima para o mês de Fevereiro nas estações de Covilhã, Aldeia do Souto, Zambujeira e Amareleja».

Mas o mês foi também atípico no que diz respeito à chuva. Em Fevereiro, o valor médio da quantidade de precipitação, 65.6 mm, foi cerca de 65% do normal, classificando-se este mês como seco.

Nos últimos 30 anos, apenas em oito anos o valor médio da quantidade de precipitação em Fevereiro foi superior ao valor normal (1971-2000).

Este foi «o 11º mês consecutivo com valores de precipitação mensal inferiores ao normal», sublinha o IPMA.

De acordo com o índice meteorológico de seca PDSI, no final do mês de Fevereiro mantinha-se a situação de seca meteorológica em quase todo o território, verificando-se apenas, em relação a 15 de Fevereiro, uma diminuição da área em seca extrema.

No final do mês passado, cerca de 84% do território estava em seca severa e extrema (83% em seca severa e 1% em seca extrema). Uma situação que as chuvas destes primeiros dias de Março já alteraram, em todo o país.

Comentários

pub