Hora do Verão chega este domingo e não se esqueça de adiantar o relógio

A hora de Verão chega na madrugada de sábado para domingo, dia 25 de Março, a Portugal e a 27 […]

Créditos: Depositphotos

A hora de Verão chega na madrugada de sábado para domingo, dia 25 de Março, a Portugal e a 27 outros países da União Europeia. O Sol vai passar a pôr-se mais tarde e os dias vão ficar maiores. Mas este domingo, à conta da mudança da hora, vamos dormir menos uma hora.

Quando for 01h00 da manhã de domingo os relógios vão adiantar 60 minutos em Portugal Continental e na Madeira. Nos Açores, a mudança ocorre à meia-noite, que passa a ser 1h00.

Apesar de cada país ser autónomo na determinação da sua hora civil, a decisão de adiantar os relógios no Verão e de os atrasar no Inverno obedece a uma norma europeia cumprida por todos os estados-membros desde 1996.

No Inverno, a hora do continente e da Madeira segue a do meridiano de Greenwich, registando um desfasamento de 37 minutos em relação ao meio-dia solar.

Mas o fuso horário correto deveria ser o -1, ou seja, uma hora a menos que a de Greenwich. Isso não acontece para estarmos mais próximos do resto da União Europeia.

Mas logo aqui ao lado há diferenças, já que em Espanha a hora civil é +1, isto porque, na altura da Segunda Guerra Mundial, Franco quis os relógios alinhados com os de Berlim. Atualmente, há muitos espanhóis que reivindicam o atraso de uma hora, para que o seu país fique mais alinhado com os seus vizinhos.

Na Europa, a mudança da hora começou na altura da I Guerra Mundial e teve como objetivo poupar combustível, numa altura em que este era racionado.

Atualmente já não há um impacto económico, mas apenas social, uma vez que os horários de trabalho coincidem mais com a luz solar. Ainda assim, a União Europeia reavalia a manutenção dos horários de Verão e de Inverno de cinco em cinco anos.

Em Portugal, em 1992, o Governo, chefiado então por Cavaco Silva, adotou o horário da Europa central, mas a opção foi muito criticada, porque, no Inverno, o Sol nascia muito tarde e, no Verão, era de dia até depois das 22h00. Em 1996, o Governo chefiado por António Guterres repôs a hora antiga.

Hoje a questão não é polémica em Portugal. E, a partir de domingo, para muitos portugueses, será mesmo agradável que o sol se ponha mais tarde. E os que trabalham nessa noite afinal até terão uma jornada mais curta. Também já trabalharam uma hora a mais em Outubro.

Comentários

pub