Grande Gala Internacional do Acordeão regressa ao Auditório de Albufeira

A XVII Grande Gala Internacional do Acordeão realiza-se no dia 8 de Abril, domingo, às 21h30, no Auditório Municipal de […]

A XVII Grande Gala Internacional do Acordeão realiza-se no dia 8 de Abril, domingo, às 21h30, no Auditório Municipal de Albufeira.

Este é um evento «com raízes na região» e «que todos os anos traz a Albufeira os melhores acordeonistas nacionais e internacionais», diz a Câmara de Albufeira.

A gala, promovida pela Câmara Municipal de Albufeira, conta com a atuação dos três campeões mundiais: Mário D’Amaro, de Itália, Jérémy Lafon, de França, e Luís Mira, de Portugal. Rodrigo Maurício, Jorge Alves e Francisco Sabóia também irão atuar nesta noite dedicada ao acordeão.

No início do século XX, o acordeão conquistou um espaço próprio na música algarvia e no folclore regional, especialmente na interpretação do corridinho. Albufeira é um concelho com tradições ligadas a este instrumento típico, sendo o único município do país a acolher um Museu do Acordeão, situado na aldeia de Paderne.

O albufeirense Gonçalo Pescada foi também o primeiro algarvio doutorado em Acordeão e autor do prefácio do livro “O Acordeão no Algarve- Um Século de Histórias e Memórias”, da autoria do investigador algarvio Nuno Campos Inácio.

A obra contém ainda textos do jornalista Arménio Aleluia Martins, que tem acompanhado e apresentado a Grande Gala do Acordeão, e de Francisco Sabóia, organizador das 26 edições do evento e fundador do Museu do Acordeão.

Os bilhetes para a Grande Gala do Acordeão podem ser adquiridos no Centro de Informação Autárquico ao Consumidor (CIAC) da Câmara Municipal de Albufeira e na Biblioteca Lídia Jorge, nos dias úteis (9h00-13h00; 14h00-16h00) e no próprio dia do espetáculo no Auditório Municipal, das 19h30 às 21h15. Para mais informações ou reservas: 289 599 645.

Comentários

pub