FIMA leva obras primas de Mozart a Castro Marim

O FIMA – Festival Internacional de Música do Algarve vai passar na Biblioteca Municipal de Castro Marim, no dia 23 […]

O FIMA – Festival Internacional de Música do Algarve vai passar na Biblioteca Municipal de Castro Marim, no dia 23 de Março, às 21h00, para dar a conhecer algumas grandes obras de Mozart. O concerto “Mozart. Obras-primas para Sopros (I) ” vai ser interpretado por agrupamentos de câmara da Orquestra Clássica do Sul (OCS).

Este será o terceiro concerto de um vasto programa, que levará a música a diferentes pontos do Algarve, até ao dia 24 de Maio. É, igualmente, a primeira parte de um ciclo dedicado a Mozart, um dos mais aclamados compositores de sempre, que terá sequência no dia 12 de Abril, em Faro.

No concerto de dia 23, o público poderá contar coma as obras “Quinteto com Clarinete em Lá maior, K. 581” e “Divertimento em Ré maior, K. 251. – Nannerl”.

No dia 12 de Abril, no auditório da Biblioteca Municipal de Faro, o modelo repete-se e os protagonistas são os mesmos, mas as peças a apresentar serão outras, mais precisamente “Quarteto com Flauta n.º 1 em Ré maior, K. 285”, “Quarteto com Oboé em Fá maior, K. 370 (368b)”, “Sonata para Fagote e Violoncelo em Si bemol maior, K. 292 (196c)” e “Quinteto com Trompa em Mi bemol maior, K. 407 (386c)”.

O próximo concerto do FIMA reflete a vontade da OCS, que organiza o evento, em levar a música clássica a um público cada vez mais alargado.

«A principal ideia de ter um festival de música do Algarve é ter uma oferta cultural que se espalhe por toda a região. Ou seja, seria muito mais fácil concentrar tudo numa cidade, como Faro ou Loulé, mas o que se pretendeu foi criar uma série de concertos, com grande diversidade de artistas e orquestras, e levá-los a todo o Algarve, para haver aqui uma democratização do acesso à música erudita», explicou ao Sul Informação Rui Pinheiro, maestro titular da Orquestra Clássica do Sul e diretor artístico do FIMA.

A ideia «é ter aqui três meses de atividade muito intensa e de altíssimo nível artístico», com convidados nacionais e internacionais.

Neste caso, as convidadas são, sem dúvida, internacionais, tendo em conta que as obras primas de Mozart são bem conhecidas em todo o mundo. O concerto de dia 23 será uma oportunidade de as reviver, para quem já as conhece, ou de as descobrir, para os que nunca as ouviram.

«Alguma da melhor música de Mozart resultou da encomenda de músicos seus conhecidos e foi para eles escrita tendo em mente as suas capacidades virtuosísticas, bem como as potencialidades do seu instrumento. Este programa pretende, assim, destacar algumas das mais importantes obras camarísticas, dando destaque aos instrumentos de sopro», resumiu a OCS.

O programa do FIMA, que começou no dia 2 de Março e termina a 24 de Maio, conta com 15 concertos, espalhados pelos concelhos de Albufeira, Castro Marim, Faro, Lagoa, Lagos, Loulé, São Brás de Alportel, Silves e Tavira.

«Será um período de enriquecimento e uma oportunidade de fazer aquilo que não podemos fazer na nossa programação regular, que é trazer nomes importantes e artistas emblemáticos. Acho que o público vai gostar bastante», resumiu Rui Pinheiro.

O programa completo pode ser consultado aqui. Os bilhetes já podem ser comprados na BOL – Bilheteira Online ou no próprio dia, no local do concerto, por 8 euros.

Comentários

pub