Explorações agrícolas algarvias afetadas pelo tornado terão apoios do Governo

As explorações agrícolas algarvias afetadas pelo tornado de ontem, no Sotavento Algarvio, terão apoios do Governo, anunciou hoje o secretário […]

Estragos na empresa “Flores Pendulares” – foto: Hugo Rodrigues | Sul Informação

As explorações agrícolas algarvias afetadas pelo tornado de ontem, no Sotavento Algarvio, terão apoios do Governo, anunciou hoje o secretário de Estado da Agricultura, em visita aos agricultores que sofreram prejuízos.

Até agora, anunciou Luís Medeiros Vieira, estão contabilizadas 15 explorações agrícolas danificadas, mas o levantamento dos estragos ainda não está concluído.

«Demos instruções à Direção Regional de Agricultura do Algarve, que, no terreno, colocou três equipas para começar a fazer o levantamento, e até agora já foram sinalizadas 15 explorações com problemas, pomares arrancados e destruição de equipamentos e instalações, e até final desta semana irão estar mais equipas no terreno para fazer o levantamento total dos prejuízos», disse o governante à Antena1.

O secretário de Estado visitou esta tarde uma exploração de framboesas, em estufa, com um hectare, situada em Pechão (Olhão), que ficou «totalmente destruída». , que ficou “totalmente destruída”, sendo visíveis todas a estruturas de ferro das estufas retorcidas e os plásticos e plantas danificados, a pouco tempo do início da colheita.

Apesar de admitir que os apoios não irão compensar «na totalidade, o prejuízo que o agricultor teve», Luís Medeiros Vieira esclareceu que se trata «de um apoio extremamente importante», semelhante ao que tinha sido garantido «quando ocorreram também os incêndios» do passado Verão.

Assim, explicou, «todos os prejuízos declarados até 5 mil euros terão um apoio a 100% a fundo perdido, de 5 a 50 mil euros terão apoio de 85% a fundo perdido e acima dos 50 mil terão um apoio de 50% a fundo perdido até aos 800 mil euros». Além disso, estes apoios podem ser «cumulativos».

«Vamos agora fazer o apuramento até final da semana, até aí estamos a trabalhar na portaria que vai fazer esse enquadramento e depois temos que ver, nestes concelhos, quais foram as freguesias exatas onde houve estes danos e quais foram as produções afetadas», explicou ainda o secretário de Estado. Houve prejuízos em explorações agrícolas nos concelhos de Olhão, Faro, Tavira, Castro Marim e Vila Real de Santo António.

O Sul Informação visitou hoje a exploração da empresa “Flores Pendulares”, onde são produzidas hortênsias para venda no mercado nacional e exportação. Os prejuízos eram muitos: o telhado do complexo de estufas, com 1200 metros quadrados, «foi arrancado» e «desapareceram muitas plantas». «De repente, foram arrasadas 300 mil plantas. Agora que o vento baixou, estamos a ver o que conseguimos recuperar, mas não sei…»,  disse Sergi Petrencu, responsável pela exploração. Um entre muitos exemplos dos estragos causados pelo tornado.

Comentários

pub