Escolas de Faro, Quarteira e Vilamoura ganham sessão distrital do Parlamento Jovem

As Escolas Secundárias Pinheiro e Rosa, de Faro, Drª Laura Ayres, de Quarteira, e o Colégio Internacional de Vilamoura ganharam […]

As Escolas Secundárias Pinheiro e Rosa, de Faro, Drª Laura Ayres, de Quarteira, e o Colégio Internacional de Vilamoura ganharam a sessão distrital do Parlamento Jovem, na final regional que se realizou a 6 de Março, na sede da Direção Regional do Algarve do Desporto e Juventude (IPDJ), em Faro.

Os cerca de 70 jovens deputados eleitos para a Sessão Distrital representavam 15 escolas do distrito: Colégio Internacional de Vilamoura, Escola Básica e Secundária de Albufeira, Nobel International School Algarve, de Lagoa, Escola Profissional Cândido Guerreiro, de Alte (Loulé), Escola Profissional D. Francisco Gomes de Avelar, de Faro, Escola Secundária de Loulé,Escola Secundária de Vila Real de Santo António, Escola Dr. Francisco Fernandes Lopes, de Olhão, Escola Secundária Dr. Jorge Augusto Correia, de Tavira, Escola Secundária Drª Laura Ayres, de Quarteira, Secundária João de Deus, de Faro, Escola Secundária Manuel Teixeira Gomes, de Portimão, Escola Secundária Padre António Martins de Oliveira, de Lagoa, Escola Secundária Pinheiro e Rosa, de Faro, Escola Secundária Tomás Cabreira, de Faro.

Os jovens deputados debateram o tema escolhido pela Assembleia da República, para a edição deste ano do programa,“Igualdade de Género – Um Debate para Tod@s”, tendo sido aprovado um conjunto de medidas que os jovens do Algarve propõem que sejam tidas em consideração pelo Parlamento.

«Mais uma vez os jovens Algarvios demonstraram uma grande capacidade de intervenção, de reflexão e de espírito crítico na defesa das suas ideias, denotando já uma maturidade apreciável», salienta o IPDJ.

A Sessão Distrital, na qual estiveram presentes, o diretor regional do Algarve do IPDJ, Custódio Moreno, o presidente da Câmara Municipal de Faro, Rogério Bacalhau, o presidente da CCDR Algarve, Francisco Serra e a representante da Direção de Serviços Regionais de Educação do Algarve, Laureta Bastos, contou, também, com a participação do deputado da Assembleia da República António Eusébio, que, no início da sessão, respondeu a perguntas, colocadas pelos jovens deputados, sobre as atribuições e o funcionamento do Parlamento.

A Sessão Nacional deste programa terá lugar nos dias 14 e 15 de Maio, na Assembleia da República, e o Algarve será representado pelos deputados eleitos Sofia Solayman e Nicole Paz, da Escola Secundária Pinheiro e Rosa, João Pedro Gonçalves e Edgar Guerreiro do Carmo, da Secundária Drª Laura Ayres, e ainda Rodrigo Faria (porta-voz do distrito de Faro) e Maria Papa, do Colégio Internacional de Vilamoura.

O “Parlamento dos Jovens” é uma iniciativa da Assembleia da República, em parceria com o Ministério da Educação e o Instituto Português do Desporto e Juventude, que tem como principal objetivo incentivar o interesse dos jovens pela participação cívica e política.

 

Comentários

pub