Em Abril, eventos culturais mil com o “365Algarve”

Cinema, artes visuais, dança, música e teatro. Em Abril, as propostas do programa “365Algarve” prometem «momentos únicos aos algarvios e […]

“Bestias” | Créditos: Frederic Jean

Cinema, artes visuais, dança, música e teatro. Em Abril, as propostas do programa “365Algarve” prometem «momentos únicos aos algarvios e aos turistas que visitam a região». 

Começando pelo teatro, num estilo sarcástico, cómico e trágico, os atores de “Regresso à Palestina” apresentam histórias reais contadas por habitantes de vários campos de refugiados palestinianos. Nesta peça de teatro interativa, Jad, um palestiniano nascido nos Estados Unidos da América decide visitar a Palestina pela primeira vez, quando descobre que a realidade pode ser muito diferente do que imagina.

Esta peça com forte carácter histórico e emocional estará em cena numa sessão única no dia 13 de Abril, às 21h30, no Cineteatro Louletano.

Já a peça “Mar Adentro”, de teatro aquático, recria elementos do oceano com os atores a imitar golfinhos, cavalos-marinhos e outros elementos do mar, numa conjugação única de luz, movimento, música e imagens. Esta peça, a que os espectadores só podem assistir devidamente equipados com fato de banho, roupão de banho e chinelos, estará em cena entre os dias 5 e 8 de Abril, nas Piscinas de Monchique, depois da estreia em Aljezur, em mais uma produção do “Lavrar o Mar”.

Em Abril, o 33º FIMA – Festival Internacional de Música do Algarve continua a sua missão de promover o acesso à música erudita, através da realização de uma série de concertos, por toda a região algarvia.

A 6 de Abril, no Auditório Municipal de Lagoa, “Iberia” junta, no mesmo palco, a Orquestra Clássica do Sul, a guitarrista Gaëlle Solal e o maestro Martin André, conhecido pelo seu apurado sentido de estilo e energia contagiante. Este concerto fica marcado pela estreia absoluta da orquestração da “Suite Al-Gharb”, produzida em 1941 como uma suite de oito peças para piano, de caráter impressionista, que descreve, através de sons, algumas paisagens algarvias.

“Mozart – Obras-primas para Sopro II” é um concerto do Agrupamento de Música de Câmara da Orquestra Clássica do Sul que interpreta as obras mais carismáticas de Mozart, dando destaque aos instrumentos de sopro e terá lugar no dia 12 de Abril, às 21h00, no Auditório da Biblioteca Municipal de Faro.

Já a 14 de Abril, o Centro Cultural de Lagos acolhe o concerto “Doppio Ensemble”, um recital para violino e piano com Evandra de Brito Gonçalves e Ana Queirós, que promove a arte contemporânea portuguesa através da abordagem de compositores já consagrados e de obras de jovens compositores.

A 20 de Abril, “Os Sons e os Perfumes” invadem a Igreja do Carmo em Tavira, pelas notas da Orquestra Clássica do Sul, com o maestro Rui Pinheiro, que irá interpretar duas obras compostas com 210 anos de diferença.

“Refúgio e Segregação” | Créditos: Elisabete Maisão

Chilingirian, um dos mais importantes quartetos de cordas, com um repertório com diversos estilos musicais, estará naquela que é talvez a mais emblemática sala de Faro: o Teatro Lethes, no dia 21 de Abril, para apresentar dois dos grandes quartetos de Mozart e Beethoven.

A programação musical do “365 Algarve” deste mês inclui ainda o Concerto para piano e orquestra “op73 nr5” de Beethoven pelo solista Artur Pizarro, com o maestro Nikolai Lalov a dirigir a Orquestra de Câmara de Cascais e Oeiras (7 de Abril no Teatro Municipal de Portimão) e duas sessões do ciclo “Jazz nas Adegas”.

A primeira é realizada a 7 de Abril na Quinta do Outeiro, em Silves, e recebe o trio composto por Alexandre Dahmen, o baterista Mário Costa e o contrabaixista José Carlos Barbosa, que irão apresentar o seu novo trabalho.

A segunda, a 14 de Abril, na Quinta da Malaca, em Pêra, acolhe o quarteto Miss Manouche, no qual o ritmo swing dos anos 20 e 30, a paixão fogosa do jazz manouche e a incontornável figura de Django Reinhardt são o principal cartão de visita.

No que toca à gastronomia, o Festival AlGharb.Come, que serve iguarias algarvias ao som de Fado e Flamenco, nos locais mais diversos, apresenta uma agenda rica em eventos no mês de Abril. Dia 7 estará no Centro Cultural António Aleixo, em Vila Real de Santo António, com Fado & Flamenco, e no dia 14 de Abril, na Casa do Sal em Castro Marim, para um showcooking às 10h00 e um jantar gourmet e espetáculo de flamenco, às 20h30.

Já no dia 21, irá organizar o MasterChefs do Guadiana no Centro Histórico de Vila Real de Santo António e, por fim, no dia 28, planeia um passeio fotográfico com degustação gastronómica e espetáculo de Flamenco na Alta Mora, Guerreiros do Rio, em Alcoutim.

CataPlay, a peça que faz da experiência culinária um verdadeiro espetáculo, regressa no mês de Abril com dois eventos onde a cataplana, as tradições gastronómicas algarvias e os desgostos de amor são as personagens principais: a 8 de Abril apresenta-se no Museu Municipal de Faro e a 22 de Abril no Mercado da Ribeira em Tavira.

No que diz respeito às artes visuais, até 6 de Abril, no edifício dos Antigos Paços de Concelho em Lagos, a exposição “Refúgio e Segregação” apresenta um conjunto de fotografias que retrata o movimento migratório de milhões de exilados em campos de refugiados em todo o mundo, pela lente de Elisabete Maisão.

De 7 de Abril a 19 de Maio, a fotógrafa portuguesa expõe também o seu trabalho “Refugiados HOJE” na Galeria do Mar, em Quarteira.

O premiado escultor Pedro Valdez Cardoso apresenta a sua obra “A Primeira Pedra”, no Museu Municipal de Faro, de 14 de Abril a 10 Junho. Até 8 de Abril, ainda é possível assistir à exposição de pintura “Praia”, de Ana André, à exposição de desenhos “Ar”, de Isabel Baraona, Thierry Simões e Tiago Baptista. Até 30 de Abril, estará ainda patente a exposição de fotografia “Tochas”, de Vasco Célio, na Galeria Municipal de São Brás de Alportel.

Cataplana

Passando para o cinema, Abril volta a ser mês de “Video Lucem”, o ciclo de cine-concertos nas igrejas do Algarve.  Na Sé de Silves, no dia 6 de Abril, serão projetados o filme de Manuel de Oliveira, “Douro, Faina Fluvial”, “A propos de Nice”, de Jean Vigo, e ainda um documentário sobre Faro. Tudo musicado ao vivo por Ana Deus, Viviane & convidados.

Odeceixe recebe, por sua vez, um espetáculo de circo contemporâneo que junta ritmo, voz, dança, acrobacias e artes visuais. “Bestias” é protagonizado por uma tribo de cavalos, pássaros e seres humanos, que promete comover os espetadores (24, 25, 27, 28, 29 de Abril no Campo de Futebol dos Malhadais, em Odeceixe). Este espetáculo integra-se no projeto «Lavrar o Mar».

Abril é o mês em que se celebra o Dia Mundial da Dança (a 29) e o “365 Algarve” tem uma agenda recheada de propostas nesta área, pela mão da 4ª edição do Festival Encontros de DeVIR que promove, em estreia absoluta em Portugal, vários espetáculos ao longo de todo o mês.

Em Romnia de Belén Maya, ao som de uma banda sonora vigorosa, abordam-se temas como a escravidão, o holocausto e as limpezas étnicas (14 de Abril, às 12h00 na Cerca do Convento em Loulé e às 21h30 no Teatro das Figuras, em Faro).

Dia 28 de Abril, no Cine-Teatro Louletano, “Fiend”, de Tim Casson, é um solo que funciona como um espelho com recurso às novas tecnologias, onde se cruzam o real e o imaginário, a memória e a magia.

O inglês Tim Casson também sobe ao palco da Cerca do Convento de Loulé, às 11h30, com “The Dance WE Made”. O Centro de Artes Performativas do Algarve, em Faro, recebe ainda duas exibições únicas: o workshop “Manifesto Fractal – introdução ao Axis Syllabus”, que assenta na harmonização do alinhamento de todo o corpo, e que ajuda os participantes a moverem-se melhor, com menos lesões, mais força e flexibilidade, decorre de 13 a 15 de Abril e “Almost Soma Are We – The body as living poetry”, de Frey Faust, estará em cena no dia 15 de Abril.

Por fim, no que toca à animação de património, “Compromisso Marítimo” propõe uma viagem guiada através da etnografia, da história, da gastronomia e das manifestações culturais e artísticas da cidade de Lagos. Com duração de quatro horas e jantar incluído, este circuito urbano decorre no dia 7 de Abril, no Parque Dr. Júdice Cabral. “Faro Desvendado” continua a marcar presença na programação do “365 Algarve”, com mais uma sessão no dia 26.

Comentários

pub