E agora vem aí a Depressão Félix, que traz vento forte e agitação marítima

A depressão que se situa a norte do arquipélago dos Açores foi denominada pelo Instituto Português do Mar e da […]

A depressão que se situa a norte do arquipélago dos Açores foi denominada pelo Instituto Português do Mar e da Atmosfera como Depressão Félix, depois de o IPMA ter emitido aviso laranja de rajada de vento para a ilha da Madeira.

O IPMA diz esperar que «os efeitos mais significativos em Portugal [desta depressão] sejam vento forte e agitação marítima forte». Em Portugal continental, os efeitos desta tempestade devem chegar sobretudo a partir da madrugada de sábado, dia 10.

Assim, o IPMA anuncia que se prevê que a depressão Félix, à meia noite de hoje, quinta-feira, «se encontre centrada em 47N 24W, a norte do arquipélago dos Açores, com uma pressão atmosférica prevista no seu centro de 979 hPa».

Esta depressão irá afetar mais diretamente Portugal, Espanha e a parte oeste de França, seguindo depois a sua trajetória na direção nordeste para as ilhas Britânicas.

A influência desta depressão em Portugal «será sentida nas zonas marítimas de responsabilidade nacional», acrescenta ainda o IPMA.

A Autoridade Marítima Nacional alerta que a previsão do estado do mar prevê um agravamento significativo nos próximos dias em todo o território nacional.

​Esta situação está associada à passagem de mais uma tempestade atlântica de intensidade excecional, que vai forçar vento muito forte a tempestuoso, 80 a 100 km/h, e ondas com altura significativa de 6 a 12 metros e máximos superiores a 15 metros.

O pico desta tempestade ocorrerá entre a madrugada de sábado e a madrugada da próxima segunda-feira, com particular foco em toda a costa oeste de Portugal Continental, bem como nas costas norte das ilhas dos arquipélagos da Madeira e dos Açores.

Foto: DepositPhoto

«O centro da tempestade vai passar a norte do território nacional, revelando uma depressão muito acentuada e que imprimirá vento e ondulação excecional em toda a bacia do Atlântico Norte. Ao vento tempestuoso, dos setores de Oeste e Sudoeste, vai estar associada uma ondulação de grande altura e período, provenientes dos setores de Oeste e Noroeste. Estas condições extremas são favoráveis à ocorrência de episódio de galgamento da linha de costa, em particular durante as fases de preia-mar», salienta a AMN.

Assim, a Autoridade Marítima Nacional e a Marinha reforçam a recomendação, em especial à comunidade piscatória e da náutica de recreio que se encontra no mar, para «o eventual regresso ao porto de abrigo mais próximo e a adoção de medidas de precaução».

Recomendam ainda o «reforço da amarração e vigilância apertada das embarcações atracadas e fundeadas, bem como evitar passeios junto ao mar, de onde se destacam os molhes das entradas das barras e zonas nas praias junto à água».

Aconselham igualmente que os marítimos mantenham um «estado de vigilância permanente e o acompanhamento da evolução da situação meteorológica e dos avisos à navegação e de previsão meteorológica radiodifundidos pela Marinha, relativos à previsão meteorológica do IPMA, bem como outras informações das capitanias dos portos sobre as condições de acesso aos portos, evitando sair para o mar até que as condições melhorem».

À população em geral que frequente as zonas costeiras, Marinha e AMN aconselham «que se abstenham da prática de passeios junto à costa e nas praias, bem como da prática de atividades lúdicas nas zonas expostas à agitação marítima, sendo essencial que assumam uma postura preventiva não se expondo desnecessariamente ao risco».

Caso exista «absoluta necessidade» de se deslocar até à orla costeira, deverão «manter a cautela e uma atitude vigilante».

«Desaconselha-se vivamente a pesca lúdica, em especial junto às falésias e zonas de arriba nas frentes costeiras atingidas pela rebentação das ondas, tendo sempre presente que nestas condições o mar pode facilmente alcançar zonas aparentemente seguras».

Para hoje, e enquanto o Félix não chega às nossas portas, o IPMA prevê «períodos de chuva, que poderá ser localmente intensa até ao início da manhã, diminuindo de frequência a partir da tarde». O vento será fraco a moderado (até 30 km/h) do quadrante sul, soprando temporariamente forte (até 40 km/h), com rajadas até 65 km/h, no litoral, e moderado a forte (30 a 45 km/h), com rajadas até 85 km/h, nas terras altas.

Todo o Sul do país (e não só) está hoje e amanhã sob Aviso Amarelo da meteorologia, devido à previsão de períodos de chuva, por vezes forte e persistente, e acompanhada de trovoada, vento, com rajadas até 85 km/h, em especial no litoral, e ainda agitação marítima, com ondas de sudoeste com 4 a 5 metros.

Comentários

pub