Cordão dunar da Praia de Faro precisa de «intervenção pensada para o futuro»

O cordão dunar da Praia de Faro necessita de «uma intervenção pensada para o futuro» e a Câmara Municipal vai […]

O cordão dunar da Praia de Faro necessita de «uma intervenção pensada para o futuro» e a Câmara Municipal vai pedir uma «reunião de urgência» ao Governo. 

Estas são palavras de Rogério Bacalhau, presidente da Câmara de Faro, que considerou ser preciso criar «um plano de intervenção que dê uma maior sustentabilidade àquele cordão dunar».

Apesar de não ter havido «grandes problemas», com o tornado deste domingo, 3 de Março, a verdade é que o cordão dunar «apresenta condições de risco, o que põe em causa tanto o eossistema, como a baixa da cidade», disse o edil, num encontro com os jornalistas.

Prova disso é o facto de, nos últimos dias, a Praia de Faro ter sido fustigada tanto pelo vento, como pela agitação marítima, o que chegou a obrigar ao condicionamento da circulação automóvel. Houve, inclusive, uma onda que invadiu um quarto de uma guesthouse, destruindo as vidraças.

De acordo com Rogério Bacalhau, «neste momento» ainda não há nenhuma solução para a questão do cordão dunar. «Terão de ser estudos técnicos a colocar em cima da mesa as soluções e, depois, o poder político tem de decidir com as implementar».

«Estamos a trabalhar com a Polis, com a Agência Portuguesa do Ambiente, com a Universidade do Algarve e com a Secretaria de Estado do Ordenamento do Território e da Conservação da Natureza para aferir das soluções possíveis para as implementar o mais rapidamente possível», concluiu.

Comentários

pub