Cineclube de Faro arranca o mês de Março com filme russo da época do degelo

O primeiro sábado deste mês de Março é assinalado com uma sessão do «mais proeminente cinema soviético e russo num […]

O primeiro sábado deste mês de Março é assinalado com uma sessão do «mais proeminente cinema soviético e russo num périplo pela história, estéticas e vanguardas». Trata-se do filme «Chuva de Julho», de Marlen Khutsiev, produzido na URSS em 1967, a ser exibido pelo Cineclube de Faro, amanhã, dia 3 de Março, às 21h30, no IPDJ, em Faro.

Todos os filmes deste ciclo «Ventos de Leste – À volta dos 100 anos da Revolução Russa», que se prolonga até Dezembro próximo, são exibidos em novas cópias restauradas, alguns são inéditos no país e outros não tiveram estreia comercial à época.

É o caso do filme deste sábado, o 6º filme deste ciclo que apenas foi exibido no Lisboa & Estoril Film Festival numa retrospetiva internacional da obra de Kutchiev (a primeira, mundialmente) e na Cinemateca Portuguesa no ano seguinte (2015), no âmbito de uma homenagem ao realizador que contou com a sua presença. E teve estreia comercial em 2016.

Porque faz parte da missão do Cineclube de Faro «partilhar filmes perdidos ou esquecidos e alimentar o gosto pela fruição de obras de autores incontornáveis e de obras marcantes para a História do Cinema», no próximo sábado à noite, arranca a programação do mês de Março com um desses filmes reveladores que integra uma das três rubricas de fim de semana.

Comentários

pub