Chuva e vento forte regressam já hoje

A chuva e o vento forte regressam já hoje, 7 de Março, a todo o Continente. As piores previsões são […]

A chuva e o vento forte regressam já hoje, 7 de Março, a todo o Continente. As piores previsões são para sexta-feira.

Segundo o site “Meteofontes”, na sexta-feira haverá a «aproximação de uma depressão, situada a Noroeste do Continente, que, possivelmente, será nomeada como tempestade Félix e que influenciará as condições neste dia e no fim de semana, com sucessivas perturbações frontais a atravessar o Continente».

O dia de sexta-feira será marcado por períodos de chuva, por vezes forte, em todo o país, com possibilidades de trovoada. A isto, junta-se o vento forte, com rajadas até aos 90 quilómetros por hora (nas terras altas poderão chegar aos 110 quilómetros por hora).

No mar, a ondulação «irá aumentar significativamente, podendo chegar aos 5 a 6 metros, no sábado, e aos 8 metros, no dia 11», prevê o Meteofontes.

Já para hoje, 7 de Março, a previsão vai para um aumento da nebulosidade «durante a tarde, prevendo-se a chegada de chuva moderada e forte, a partir do meio/final da tarde», com início no Algarve e progredindo para o Centro e Norte de Portugal.

O vento soprará moderado a forte ao final do dia. «À partida, será uma situação de muita chuva e com poucas condições para trovoada ou outro tipo de fenómenos. No mar, teremos ondulação de Sudoeste até aos 2 metros, na costa Sul, e de Noroeste até aos 3,5 metros, na costa Ocidental».

Já amanhã, quinta-feira, 8 de Março, o dia será marcado por alguns aguaceiros pontualmente moderados ou fortes, durante a madrugada e no Norte e Centro principalmente, com queda de neve acima dos 1200 metros.

«O resto do dia será marcado por muitas nuvens, mas apenas com alguns aguaceiros mais fracos, pouco frequentes e dispersos. O vento continuará a soprar moderado a forte de Sul, principalmente durante a madrugada».

De acordo com o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), «nos dias 6 e 7 de Março, a precipitação continuará a ocorrer no continente e na Madeira, sendo em geral fraca».

A partir do final do dia 7, «a aproximação de ondulações frontais associadas a depressões cavadas irão afetar diretamente o Continente e a Madeira, originando precipitação, que será por vezes forte e persistente, podendo mesmo ser acompanhada de trovada, em especial a partir do dia 9».

«O vento irá aumentar de intensidade» e, por consequência, «haverá um aumento da agitação marítima. No continente, as ondas continuarão a ser de sudoeste, com altura significativa entre 5 e 6 metros, no dia 9, podendo atingir 8 metros no dia 11, com uma probabilidade entre 5 e 35%».

Este agravamento das condições meteorológicas, já fez a Proteção Civil de Portimão emitir um aviso à população, onde recomenda, por exemplo, «adotar uma condução defensiva, reduzindo a velocidade e tendo especial cuidado com a possível formação de lençóis de água e acumulação de água nas vias».

Neste aviso, também se pede para ter «especial cuidado ao circular junto da orla costeira e zonas ribeirinhas historicamente mais vulneráveis a inundações rápidas», assim como «não praticar atividades relacionadas com o mar, nomeadamente pesca desportiva, desportos náuticos e passeios à beira-mar, evitando ainda o estacionamento de veículos muito próximos da orla marítima».

Em Lagoa, as previsões do tempo também já fizeram adiar uma prova de triatlo.

Comentários

pub