Câmara de Castro Marim dá 49 bolsas de estudo

A Câmara Municipal de Castro Marim atribuiu, este ano letivo, 49 bolsas de estudo a estudantes do ensino secundário e […]

Crédito: Depositphotos

A Câmara Municipal de Castro Marim atribuiu, este ano letivo, 49 bolsas de estudo a estudantes do ensino secundário e de ensino superior.

Segundo a autarquia, para alguns esta é «a única oportunidade de continuarem a estudar».

«São cerca de 75 mil euros de investimento total, que garantem a igualdade de oportunidades de acesso ao ensino a todos os alunos do concelho, contando que tenham aproveitamento escolar para tal», diz Francisco Amaral, presidente da Câmara de Castro Marim.

Além da atribuição destas bolsas de estudo, o Município de Castro Marim aceitou o repto da Universidade do Algarve na atribuição de Bolsas de Excelência académica a estudantes, residentes no concelho, que tivessem ingressado este ano letivo na faculdade.

As Bolsas de Excelência pagam integralmente a propina do 1º ano de licenciatura, ou de mestrado integrado, aos cinco melhores alunos provenientes de Castro Marim. Esta iniciativa visa, essencialmente, fixar os melhores estudantes do país nesta região.

No âmbito da educação, o município promove outros apoios às crianças e jovens do concelho como o auxílio económico anual, a alunos pertencentes a agregados familiares de fracos rendimentos, para aquisição de material escolar (Ensino Básico) ou a aquisição dos livros de fichas dos alunos do 1º ciclo do Ensino Básico.

A isto junta-se o financiamento de refeições a todos os alunos dos escalões A e B do 1º Ciclo, o financiamento de 50% do valor do passe de transportes públicos para todos os alunos residentes no concelho a estudar na Escola Secundária de Vila Real de Santo António, a cedência de transporte escolar aos alunos do 1º ciclo cuja residência se situe a mais de três quilómetros do estabelecimento de ensino que frequentam e uma viagem anual dos melhores alunos de cada ano e de cada turma.

Comentários

pub