As cinco melhores práticas de participação cidadã em Portugal já foram apresentadas

Orçamento Participativo Jovem do Município de Cascais (8,87), Processo de Participação Pública na Agenda Estratégica de Cooperação Transfronteiriça Amizade dos […]

Orçamento Participativo Jovem do Município de Cascais (8,87), Processo de Participação Pública na Agenda Estratégica de Cooperação Transfronteiriça Amizade dos Municípios de Cerveira e Tomiño (8,27), Plano Municipal de Juventude do Município de Vila Nova de Gaia (8,01), Momentos i do Município de Viana do Castelo (7,99) e Orçamento Participativo do Município do Funchal (7,77).

Estas são as cinco práticas mais bem classificadas pelo júri e as suas classificações finais, numa escala de 0 a 10, do Prémio de Boas Práticas de Participação 2017.

O período de avaliação, pelo júri, das candidaturas ao Prémio de Boas Práticas de Participação terminou a 15 de Março.

O Prémio foi lançado no passado mês de Janeiro, destinando-se aos membros da Rede de Autarquias Participativas, enquanto incentivo à implementação, disseminação e valorização de práticas inovadoras de democracia participativa ao nível local.

Candidataram-se 19 práticas, que foram analisadas por um júri independente, constituído por quatro entidades: secretária de Estado Adjunta da Modernização Administrativa, Observatório Internacional da Democracia Participativa, Associação In Loco e Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra.

A avaliação do júri «teve por base um conjunto de critérios presentes em regulamento (disponível para consulta em www.portugalparticipa.pt) e devidamente conceptualizados, para um entendimento unânime».

Segue-se agora uma nova fase, a votação pública, que terá início no dia 26 de Março, decorrendo até 22 de Abril. A votação terá lugar em www.portugalparticipa.pt. Cada uma destas etapas, votação do júri e votação pública, terá um peso de 50% na pontuação final.

Serão entregues dois prémios, cabendo ao primeiro classificado a nomeação de melhor prática de democracia participativa em Portugal de 2017 e ao segundo classificado uma menção honrosa.

Comentários

pub