Aquabikes voltam a acelerar em Portimão

Portimão volta a receber, de 30 a de Março a 1 de Abril, uma prova do campeonato da Europa da […]

Portimão volta a receber, de 30 a de Março a 1 de Abril, uma prova do campeonato da Europa da União Internacional de Motonáutica (UIM) “Endurance Aquabike”. 

Esta será a primeira prova do calendário internacional das Aquabike, neste ano.

Será o décimo ano, com uma interrupção em 2015, que a cidade recebe a jornada Internacional de Endurance em jet ski e motas de água.

O formato será o mesmo de 2017, aberto apenas para os títulos europeus nas categorias de GP1, GP2, GP3 e veteranos, tanto em jets como nas motas, com a realização, no dia 31, de 60 minutos para os jets e de 120 minutos para as motas de água e outra manga, no dia 1 de Abril, de 90 minutos, para os jets e 180 minutos para as motas.

A competição contará, entre outros, com a participação nos jets da dupla ibérica Sebastião Fragoso e Vicente, campeões da Europa em título nas classes GP1 e GP3.

Nas runabouts, o destaque vai para Augusto Fernandes, campeão nacional e ibérico, em Endurance, e o campeão Eruropeu em closed course e ibérico Christophe Agostinho, que fará dupla com o francês Jeremy Poret.

Ainda vão participar os campeões franceses de endurance Roland Couhet/Araud Bourreau, Thomas Favolini, e os italianos Michele Cadei, Christian Bousquet e Stefano Ciani.

O padock principal ficará situado na Zona Ribeirinha, onde a confirmação das inscrições terá início na sexta-feira (dia 30), das 16h00 às 20h00, no secretariado da prova, situado no Clube Naval de Portimão, ficando o dia seguinte para as respetivas verificações de segurança e a habitual reunião de pilotos prevista para as 10h00 na sede do Clube Naval de Portimão.

Depois dos preparativos, no sábado (31 Março), a partida dos jets será dada no areal da Praia da Marina, às 12h00, em direção à entrada da barra e decorrerá entre o molhe e a Praia da Marina, ficando as motas para as 14h00, com partida também da Praia da Marina em direção à Praia do Vau, da Rocha e da Marina durante duas horas «de pura adrenalina, sendo os reabastecimentos e mudança de pilotos efetuados na Praia da Marina», diz a Câmara de Portimão.

O domingo (1 Abril) será idêntico ao dia anterior, só que os jets terão mais 30 minutos e as motas terão mais uma hora em relação a sábado, ficando a cerimónia da entrega de prémios agendada para as 17h00 no Clube Naval de Portimão.

Os pilotos das motas de água irão percorrer, no total dos dois dias, 400 quilómetros e os jets 200 quilómetros. Em prova irão estar representados atletas de vários países, sendo alguns deles campeões nacionais na modalidade Endurance, formando equipas de dois pilotos.

Esta prova única do Campeonato da Europa de 2018, inscrita no calendário da UIM, é organizada, em conjunto, pela Promotora Livre – Associação Náutica Motorizada e Câmara Municipal de Portimão, contando com o apoio técnico da Federação Portuguesa de Motonáutica, com o apoio logístico do Clube Naval de Portimão e da Marina Portimão, e ainda RTP, Rádio Alvor e BP.

 

Horários:

31 Março – Sábado
10h00 – Reunião Pilotos
12h00 às 13h00 – Corrida Jets
14h00 às 16h00 – Corrida das Motas de água

01 Abril – Domingo
10h30 às 11h30 – Corrida Jets
12h30 às 15h30 – Corrida das Motas de água
17h00 – Entrega de prémios

Padock principal – Zona Ribeirinha Portimão, junto ao Clube Naval.
Padock partida e chegada – Praia da Marina

Comentários

pub