Algarve vai ter dez novas Unidades de Saúde Móvel até ao final do ano

O Algarve vai ter dez novas Unidades de Saúde Móveis de Proximidade em funcionamento até final de 2018, anunciou a […]

O Algarve vai ter dez novas Unidades de Saúde Móveis de Proximidade em funcionamento até final de 2018, anunciou a Administração Regional de Saúde (ARS) do Algarve. Estas novas respostas vão nascer no âmbito de um projeto-piloto que «visa reforçar os cuidados de saúde de proximidade do SNS de responsabilidade da Administração Regional de Saúde do Algarve, em protocolo com dez autarquias da região».

«As novas USMP do Serviço Nacional de Saúde vão garantir uma prestação de cuidados de saúde de proximidade modernizada junto das populações residentes em territórios rurais e de baixa densidade dos concelhos de Albufeira, Alcoutim, Aljezur, Castro Marim, Loulé, Monchique, Portimão, São Brás de Alportel, Silves e Tavira», segundo a ARS do Algarve.

Este é um projeto «único na sua dimensão a nível nacional e cujo Acordo Quadro foi assinado em Fevereiro de 2018». O financiamento chega, em parte, da União Europeia, através do Programa Operacional CRESC Algarve 2020.

«As candidaturas foram apresentadas pela ARS Algarve em parceria com os municípios da região, integrando também a AMAL, que enquanto parceira nos projetos desenvolveu o Concurso Público Internacional para a celebração do acordo quadro que estabelece as condições jurídicas e técnicas do fornecimento das Unidades de Saúde Móveis de Proximidade», acrescentou a ARS.

O processo aquisição das unidades móveis será realizado pelos municípios que são os beneficiários financeiros do apoio comunitário.

«Mediante protocolos, cada um dos dez municípios vai colaborar em estreita articulação com a ARS Algarve e as unidades de saúde do SNS, para assegurar o apoio e os cuidados de saúde cada vez mais próximos à população», concluiu a entidade responsável pelo Serviço Nacional de Saúde no Algarve.

Comentários

pub