Alcoutim fomenta participação dos seus jovens nos cursos de Verão das Universidades do Porto e do Algarve

A Câmara de Alcoutim volta, este ano, a estabelecer protocolos com universidades, no caso as do Porto e a do […]

A Câmara de Alcoutim volta, este ano, a estabelecer protocolos com universidades, no caso as do Porto e a do Algarve, para permitir aos seus jovens estudantes do ensino básico e secundário participarem nos cursos de Verão promovidos pelas duas instituições.

Para isso, o Município de Alcoutim aprovou, na passada quarta-feira, dia 14, a celebração de um protocolo com a Universidade do Porto e tem prevista a celebração de um semelhante com a Universidade do Algarve.

O objetivo é «incentivar a continuação dos estudos dos jovens do concelho e fomentar o ingresso no ensino superior», explica a autarquia.

O programa visa «o fomento do gosto pelo conhecimento em diversas áreas, a familiarização com o ambiente universitário e a contribuição para a escolha de um percurso vocacional».

Assim, ao abrigo desta parceria estabelecida com a Universidade do Porto, a autarquia assegura as despesas com alojamento e deslocações da totalidade dos alunos do concelho a frequentar o 9º, 10º e 11º anos de escolaridade.

O protocolo que se prevê celebrar com a Universidade do Algarve irá complementar a oferta formativa já existente, pois inclui como destinatários dos cursos de Verão os estudantes a frequentar o 12º ano de escolaridade.

«A excelente adesão dos estudantes a este programa provou tratar-se de uma aposta ganha. O mesmo constitui uma mais-valia ao nível do incentivo à prossecução dos estudos e ao desenvolvimento pessoal, social e educativo dos jovens», sublinha o presidente da autarquia, Osvaldo dos Santos Gonçalves.

O curso de Verão da Universidade do Porto tem a duração de uma semana, devendo os interessados formalizar a sua inscrição entre 4 de maio e 10 de Junho no site https://universidadejunior.up.pt.

Para qualquer esclarecimento adicional e para assegurar a deslocação e apoio na participação neste programa, deverá ser contactado o Gabinete de Ação Social, Saúde e Educação da Câmara Municipal, via telefone (281 540 568) ou e-mail ([email protected]).

Comentários

pub