Agricultores algarvios afetados pelos tornados têm que declarar os prejuízos com urgência

Os agricultores afetados pelo tornado do passado domingo, que provocou um rasto de destruição no Sotavento Algarvio, «deverão dirigir-se, preferencialmente […]

Estragos na “Flores Pendulares”

Os agricultores afetados pelo tornado do passado domingo, que provocou um rasto de destruição no Sotavento Algarvio, «deverão dirigir-se, preferencialmente no prazo de dois dias, aos Serviços da Direção Regional de Agricultura do Algarve, no Patacão ou em Tavira, para fazerem a declaração dos prejuízos verificados nas suas explorações», anunciou a Uniprofrutal – União de Produtores Horto-Frutícolas do Algarve.

Eduardo Ângelo, presidente da organização, salienta que «é necessário e urgente bem conhecer e caracterizar os prejuízos verificados nas explorações agrícolas, com vista a verificar o seu enquadramento em termos de eventuais apoios a mobilizar para a reparação dos prejuízos e reposição do potencial produtivo afetado».

Os agricultores deverão reportar os prejuízos nomeadamente em edifícios e coberturas, citrinos e outras árvores de fruto, culturas com ou sem frutos pendentes, estufas, túneis e similares e ainda máquinas e equipamentos.

Ontem à tarde, em visita a uma exploração de Olhão, afetada pelo temporal, o secretário de Estado da Agricultura e Alimentação anunciou que os agricultores que sofreram prejuízos terão apoios por parte do Estado.

«Todos os prejuízos declarados até 5 mil euros terão um apoio a 100% a fundo perdido, de 5 a 50 mil euros terão apoio de 85% a fundo perdido e acima dos 50 mil terão um apoio de 50% a fundo perdido até aos 800 mil euros», anunciou Luís Medeiros Vieira . Além disso, estes apoios podem ser «cumulativos».

Os prejuízos foram registados nos concelhos de Faro, Olhão, Tavira, Castro Marim e Vila Real de Santo António.

Comentários

pub