200 alunos comemoram o Dia Mundial da Água na Reserva do Sapal de Castro Marim e VRSA

200 crianças de escolas de Olhão, Faro, São Brás de Alportel e Vila do Bispo participaram, na passada quinta-feira, 22 […]

200 crianças de escolas de Olhão, Faro, São Brás de Alportel e Vila do Bispo participaram, na passada quinta-feira, 22 de Março, nas comemorações do Dia Mundial da Água, na Reserva Natural do Sapal de Castro Marim e VRSA. 

Esta iniciativa decorreu no âmbito do Fórum Água Jovem, desenvolvido pela Agência Portuguesa do Ambiente (APA) com participação de várias entidades locais e regionais. A animar os jovens esteve, a convite da associação Odiana, Elisabete Laurindo com “Terapia do Riso”.

A Odiana aproveitou este encontro, sob o mote dos recursos hídricos, para desenvolver uma ação de sensibilização ambiental com jovens do 1º e 2º ciclos onde apresentou o território do Baixo Guadiana, com enfoque no património da água, como o Rio Guadiana, as ribeiras, as barragens, as espécies piscícola e a avifauna, salientando a sua importância, preservação e valorização.

Esta ação foi desenvolvida recorrendo ao livro “Sobrevoando o Baixo Guadiana” e ao jogo “À Descoberta do Baixo Guadiana”, ambos produtos desenvolvidos pela associação.

«No final, o balanço foi extremamente positivo. Todos os participantes receberam um kit pedagógico e deixaram mensagens e palavras-chave sobre a importância da água», diz a Odiana.

A Odiana participou neste Fórum, e desenvolveu esta ação de sensibilização ambiental, através do projeto “Valagua”. Trata-se de um projeto, no qual a Odiana integra uma parceria e no âmbito do qual desenvolve um conjunto de ações que pretendem melhorar a qualidade e a quantidade de água disponível para os diversos usos, tal como recuperar a qualidade dos habitats e ecossistemas associados.

O projeto “Valagua”- Valorização Ambiental e Gestão Integrada de Água e dos Habitats no Baixo Guadiana Transfronteiriço, foi aprovado no âmbito da Primeira Convocatória do Programa Interreg V-A Espanha- Portugal 2014-2020, cofinanciado pelo FEDER.

Comentários

pub