Vem aí uma semana de muita chuva e muito vento

«Precipitação contínua» com início esta segunda-feira, dia 26, na região Sul, estendendo-se depois às restantes regiões e que pode ser […]

Foto: Depositphotos

«Precipitação contínua» com início esta segunda-feira, dia 26, na região Sul, estendendo-se depois às restantes regiões e que pode ser «especialmente forte» no dia 28, é a previsão do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) para os próximos dias.

Segundo o IPMA, isto deve-se a «uma região depressionária com vários núcleos centrados a norte e/ou a noroeste dos arquipélagos dos Açores e da Madeira, aos quais estão associados sistemas frontais», que irá afetar o estado de tempo na próxima semana.

Além da chuva forte em todo o território, nomeadamente no Algarve, «poderá ocorrer queda de neve nos dia 27 e 28, inicialmente nos pontos mais altos da serra da Estrela, podendo atingir temporariamente a cota de 800 metros nas regiões Norte e Centro».

Nos próximos dias, o vento irá soprar por vezes forte nas terras altas, mas, a partir do dia 28, o aumento da intensidade do vento será mais generalizado.

Predominará do quadrante sul e as rajadas poderão atingir 85 km/h nas terras altas e 75 km/h no litoral.

Apesar disso, garante o IPMA, a agitação marítima «não irá aumentar significativamente na primeira parte da semana, mas a direção das ondas passará a ser de sudoeste». Espera-se, porém, «um aumento da altura significativa das ondas a partir do dia 28».

Segundo o site Meteofontes, «temos prometidos alguns dias de chuva (independentemente da quantidade) para a próxima semana e há possibilidade cada vez mais forte dessa chuva se manter também na semana seguinte pelo menos. Veremos se esta bendita chuva chega e nos ajuda a atenuar esta seca grave que temos ainda em muitas zonas do Interior Norte e Centro e aqui no Sul».

Mas o responsável pelo Meteofontes alerta que poderá chover muito e de forma concentrada e assim, «caso estes acumulados se concretizem, poderão causar muitos problemas em termos de inundações rápidas nos locais mais suscetíveis a essa situação, pelo que se recomenda o acompanhamento desta situação e a tomada das medidas convenientes à prevenção e proteção de pessoas e bens».

Comentários

pub