Tour nacional “Smart Cities” passa esta quarta-feira em Albufeira

Albufeira vai acolher uma sessão do tour nacional “Smart Cities” na quarta-feira, dia 21 de Fevereiro. A iniciativa vai decorrer […]

Albufeira vai acolher uma sessão do tour nacional “Smart Cities” na quarta-feira, dia 21 de Fevereiro. A iniciativa vai decorrer no Salão Nobre da Câmara Municipal a partir das 9h30 e prevê a realização de workshops, apresentações e um debate.

O objetivo deste tour nacional, promovido pela Associação Nacional de Municípios Portugueses, é «apresentar o estado da arte das cidades portuguesas, com a participação do território, da academia e das empresas, bem como conhecer os principais desafios e projetos concretos que os municípios da rede têm nas diferentes dimensões envolvidas», segundo a Câmara de Albufeira.

Na sessão de dia 21 de Fevereiro, serão promovidas oficinas de trabalho sobre os temas “Cidade como Plataforma”, “Mobilidade”, “Resiliência”, “Sustentabilidade económica-financeira”, “Turismo”, “Edificado” e “Inovação”.

O programa conta, igualmente, com painéis de oradores e um debate. No primeiro painel, serão abordados os temas “A Cidade como Plataforma” (Miguel de Castro Neto da Nova Information Management School), “Portugal SmartCities Summit” (Elisabete Martins), “A Construção de Smart Cities” (Altice) e “Serviços Inteligentes (CTT)”.

Segue-se um painel «que irá abordar as visões do território (autarquias), academia e empresas». Este momento será preenchido pelas apresentações “Algarve + Digital” (AMAL), “Smart City Lagoa” (Câmara Municipal de Lagoa), “Plataforma de Inteligência Urbana de Lisboa” (João Tremoceiro, Câmara Municipal de Lisboa) e “Plataforma Oeiras” (Câmara Municipal de Oeiras).

Os trabalhos terminam com um debate sobre os Desafios da Inteligência Urbana.

A participação é gratuita mas obrigatória. Os interessados deverão inscrever-se no site da Associação Nacional de Municípios.

Comentários

pub