Tornado vira barcos e causa danos em carros e esplanadas na Doca de Faro [com fotos e vídeo]

Um tornado de fraca intensidade ocorrido esta quarta-feira, cerca das 17h20, «virou cerca de uma dezena de barcos na Doca, […]

Tornado na Doca de Faro_Foto de Ricardo Soares

Um tornado de fraca intensidade ocorrido esta quarta-feira, cerca das 17h20, «virou cerca de uma dezena de barcos na Doca, destruiu vidros de carros e arrasou uma esplanada», revelou ao Sul Informação o capitão do Porto de Faro Cortes Lopes.

O fenómeno «foi muito rápido e veio do lado da Ria Formosa, levantando tudo à passagem», revelou Cortes Lopes. De tal forma que o Capitão do Porto de Faro não chegou a ver o tornado, apesar deste ter passado à porta do edifício da capitania. «Só ouvi um grande barulho, quando vim cá fora já só restavam os estragos», causados por «estilhaços que andavam no ar», disse.

 

Veja o vídeo publicado por José Costa no Facebook:

Respeito! É a natureza! Doca de Faro.

Publicado por José Costa em Quarta-feira, 28 de Fevereiro de 2018

 

O tornado terá seguido para o interior da cidade de Faro, deitando árvores e ramos abaixo em várias zonas, nomeadamente junto ao Seu Café, onde diversos carros ficaram danificados pela queda de ramos, como apurou o repórter do Sul Informação no local.

Segundo revelou ao nosso jornal Bruno Gonçalves, meteorologista amador responsável pelo site Meteofontes, tudo aponta para que tenha ocorrido «um tornado de fraca intensidade».

O Capitão do Porto de Faro adiantou que não terá havido pessoas afetadas, pelo que a Autoridade Marítima não está, para já no terreno. «Agora, as pessoas terão de reportar os estragos materiais», nomeadamente os donos dos carros, dos barcos e da esplanada do bar Eme, «que ficou toda destruída, incluindo as portas de vidro».

 

Veja o vídeo de Frederico Farias, publicado no Instagram:

https://www.instagram.com/p/Bfv5BY_gljW/?taken-by=fredricofarias

 

 

Fotos: Nuno Costa|Sul Informação e Ricardo Soares

Comentários

pub