Reitor divulga serviços e patentes da UAlg no primeiro encontro com empresários algarvios

Será o «momento zero» de um contacto com o tecido empresarial algarvio, que pretende aproximar a Universidade do Algarve das […]

Será o «momento zero» de um contacto com o tecido empresarial algarvio, que pretende aproximar a Universidade do Algarve das empresas da região.  Paulo Águas, reitor da UAlg, vai estar na sexta-feira, dia 23 de Fevereiro, na sede do NERA – Associação Empresarial da Região do Algarve, em Loulé, para dar a conhecer os serviços que a instituição presta e as «muitas patentes» que a universidade tem e que estão «na gaveta», mas também para ouvir os anseios dos empresários.

O responsável máximo pela academia algarvia falou com o Sul Informação e levantou o véu sobre o que será o primeiro de vários contactos que tem planeados com empresários da região.

«Este será um momento zero, em que iremos falar sobre o nosso catálogo de competências aos empresários que estiverem presentes. Este é um documento que está online, mas que nós queremos divulgar ainda mais», revelou Paulo Águas.

O reitor da Universidade do Algarve aproveitará, ainda, para falar da inovação que existe na instituição. «Nós temos muitas patentes que estão “na gaveta” e que queremos divulgar. Admito que algumas delas possam ser do interesse dos empresários. Não vamos, no encontro, apresentar uma lista exaustiva de patentes, mas vamos dar uma outra ilustração», disse.

A ideia é promover mais transferência de tecnologia da academia algarvia para o tecido empresarial, numa altura em que há um enfoque cada vez maior – mesmo nos apoios que chegam da União Europeia – na inovação e na passagem do conhecimento das universidades para as empresas.

A sessão que terá lugar no NERA também vai servir «para apresentar aos empresários o nosso modelo de visita às empresas, naquilo que será o pontapé de saída para o périplo que anunciámos».

Paulo Águas vai falar, mas também quer ouvir o que os empresários têm para dizer. «A ideia é que seja um diálogo, em que ambas as partes apresentem as suas ideias», referiu.

«O NERA e empresários de diferentes setores da economia do Algarve irão transmitir ao novo reitor um quadro da realidade empresarial da região. A sessão contará com a presença de dirigentes de instituições regionais e de outras associações empresariais», enquadrou a associação que acolhe a iniciativa.

Em Novembro, no dia em que foi eleito reitor da UAlg, Paulo Águas anunciou que iria privilegiar o contacto com as empresas e organizações empresariais da região. Até porque, enquanto vice-reitor, já havia acompanhado o seu antecessor no cargo, António Branco, em várias das visitas que este fez aos municípios da região.

Na tomada de posse, confirmou a sua intenção de sair do seu gabinete para ir ao encontro das empresas, périplo que começa esta sexta-feira.

Fotos: Fabiana Saboya/Sul Informação

Comentários

pub