Reflect está de regresso e lança “Barco de Papel”

O rapper algarvio Reflect lançou, a 16 de Fevereiro, um novo tema “Barco de Papel”, música que vem no seguimento […]

O rapper algarvio Reflect lançou, a 16 de Fevereiro, um novo tema “Barco de Papel”, música que vem no seguimento de “Eu Fico Bem”, lançado há um ano. A escolha da data não foi por acaso, mas «também não foi forçada», parece que os astros se foram alinhando.

«No início do ano, tive um rasgo de inspiração e ao receber um instrumental do Dezman (que foi também produtor do tema anterior) puxou-me para escrever e, já que tinha as coisas alinhavadas, porque não assinalar um ano do “Eu fico bem”, até porque este tema é uma continuação da história que deixei ficar no final do tema anterior», revelou Pedro Pinto, o cantor por detrás de Reflect, ao Musicália|Sul Informação.

O vídeo começa com um “Para o Rui”, uma assumida referência (e a primeira pista) que revela a ligação entre este tema e “Eu Fico Bem”, lançado há um ano e que marcou o regresso de Reflect aos originais.

Ao jeito de muitos filmes e séries de culto, há alguns “Easter Eggs” deixados ao longo da letra de “Barco de Papel” com «referências a temas do passado», numa alusão aos quase 15 anos da carreira de Reflect.

A incursão ao passado serve de base para lançar o futuro, onde a reflexão sobre os sentimentos de um homem, das suas relações com o mundo e com as pessoas, é exposta e deixada aos outros. «Neste “Barco de Papel” estou a passar o testemunho para que, quem oiça o tema, faça essa análise e, no fundo, se reveja nesta história de Amor que eu metaforizei na música e nas personagens que podem conhecer no vídeo», afirma o rapper.

O nome escolhido para batizar o novo tema tem, uma vez mais, ligação direta à letra de “Eu fico Bem”, onde um dos versos termina com “…barco à deriva”, palavras que serviram de inspiração e incentivo a explorar essa ideia.

Sendo um barco de papel, transporta a dimensão da fragilidade e da oscilação que existe «quando estamos numa relação com alguém, onde há momentos em que é o melhor do mundo, mas há outros que nos fazem sentir o pior do mundo, por toda a entrega a essa relação».

Para o autor, essa fragilidade é necessária para que haja o «Melhor do Mundo». Assim, neste barco de papel, Reflect coloca o simbolismo dessa travessia entre aquilo que temos de melhor e pior enquanto pessoas, o conseguir viver nesse equilíbrio «e levar esse barco a bom porto, antes que ele se afunde ou que ele arda». «E isso vão perceber quando virem o vídeo», convida Pedro Pinto.

O fim-de-semana que antecedeu o lançamento foi de muito trabalho, passado «a filmar com a equipa toda da Kimahera, em Aljezur», para que, como é usual nos dias de hoje, o vídeo estivesse pronto quando o tema fosse dado a conhecer, até porque já havia um teaser a anunciar o que aí vinha.

 

Oiça e veja aqui o vídeo:

 

A entrevista pode ser ouvida na íntegra nos minutos finais do Musicália #60 de 18 de Fevereiro
Musicália #60 – 18Fev

Comentários

pub