Quem quer ser o Chefe Cozinheiro do Ano?

As inscrições para o concurso Chefe Cozinheiro do Ano estão abertas até ao dia 8 de Março. A iniciativa dirige-se […]

Crédito: Depositphotos

As inscrições para o concurso Chefe Cozinheiro do Ano estão abertas até ao dia 8 de Março. A iniciativa dirige-se «a todos os profissionais de cozinha residentes em Portugal, com idade superior a 25 anos ou mais de cinco anos de experiência profissional comprovada» e visa encontrar novos talentos, segundo a Makro, empresa que apoia o evento.

Este concurso, que vai para a 29ª edição, «procura reunir e valorizar cozinheiros profissionais, em exercício da sua atividade, que brilhem na confeção e preparação de pratos que remetam à portugalidade e tradição, através da utilização de produtos fornecidos pela Makro Portugal».

Numa primeira fase desta competição, vão decorrer concursos regionais, onde os concorrentes «terão de desenvolver, ao vivo, um menu composto por uma entrada, prato de peixe, prato de carne e principal, sobremesa e, por fim um prato tradicional de tacho ou forno, num tempo máximo de 6 horas e 40 minutos».

Aqui, serão apurados os melhores concorrentes das regiões Norte/Centro, Lisboa, Sul/ Ilhas para a final nacional, onde «será valorizada a inovação e aplicação de novas técnicas que enriqueçam um menu de raiz tradicional portuguesa».

Os finalistas serão escolhidos por um júri composto por Nuno Mendes, chefe de cozinha dos restaurantes Chiltern Firehouse e Taberna do Mercado, em Londres, António Bóia, diretor técnico, Helmut Ziebell, júri honorário e Orlando Esteves, embaixador da competição.

«Esperamos que, mais uma vez, a adesão seja grande e que os participantes nos brindem com pratos inovadores, e que representem os produtos nacionais, assim como a gastronomia portuguesa, como tem sido habitual», desejou Isabel Caeiro, responsável de comunicação da Makro Portugal.

As inscrições podem ser online, seguindo este link.

Comentários

pub