Passado cruza-se com o futuro na Beta Talk de Fevereiro

Laura Dias, co-criadora do projeto “Dias de Aromas” e Carlos Fernandes, co-fundador da “Casa Modesta”, são os empreendeores convidados da […]

Laura Dias, co-criadora do projeto “Dias de Aromas” e Carlos Fernandes, co-fundador da “Casa Modesta”, são os empreendeores convidados da Beta Talk de Fevereiro, mascara para o próximo dia 16, no Café Concerto do TEMPO – Teatro Municipal de Portimão.

«Os dois empreendedores convidados irão dar o mote para uma conversa inspiradora, onde onde o passado se cruza com o futuro, pois graças ao seu espírito empreendedor deram vida a antigas propriedades de família e geraram novas vidas, sem nunca esquecerem o lado sustentável e o valor daquilo que é nosso», adianta a Câmara de Portimão.

Laura Dias é licenciada em Gestão de Empresas e começou o seu percurso profissional na banca, em 2001, primeiro ao serviço do Santander e, depois, no Banco Barclays, como consultora de negócios.

Dias de Aromas

Em 2013, «fez uma viragem na sua vida, deixou a banca, agarrou numa propriedade dos avós do marido, no alto de uma serra entre São Brás de Alportel e Faro e regressou às origens, dedicando-se à agricultura».

Foi assim que nasceu o “Dias de Aromas”, um projeto de produção de plantas aromáticas biológicas que junta agricultura e turismo. Além da da produção e comercialização das plantas, sob a marca “Dias de Aromas”, proporcionam aos turistas que os visitam experiências aromáticas.

Segundo a Câmara de Portimão, «os primeiros anos foram de adaptação a esta nova vida e tiveram algumas dificuldades em encontrar o seu espaço no mercado», mas «venceram pela diferenciação dos produtos e pela forma como os comercializam».

Hoje, quatro anos depois, os seus produtos frescos chegam à restauração e a grandes superfícies, e os secos, em condimentos e infusões, podem ser encontrados tanto em lojas gourmet, como nas grandes superfícies, «continuando a proporcionar experiencias aos turistas, de diversas nacionalidades, com visitas à sua quinta».

Laura ocupa-se de diversas áreas: desde à plantação, prospeção de mercado, departamento comercial, gestão de pessoal e gestão financeira. «Sente-se uma pessoa mais completa, com dedicação e entusiasmo nas suas diferentes tarefas do dia a dia», diz a autarquia.

Já Carlos Fernandes é natural de Olhão, frequentou o curso de Engenharia Aeronáutica na Universidade da Beira Interior e o curso de piloto de linhas aéreas, em Tires. Em 2002, começou a trabalhar na TV Cabo (NOS), em Lisboa, tendo exercido várias funções de apoio ao cliente e de auditoria e investigação, com o objetivo de prevenção e deteção de situações de fraude.

Casa Modesta

No entanto, em 2010, juntamente com a sua irmã, agarrou o sonho e a vontade de reabilitar a casa dos avós onde ambos cresceram, para reavivar as memórias que tinham do local em homenagem ao seu Avô Modesto.

Em 2013, Carlos tirou um curso técnico de turismo rural e ambiental e, em 2015, o sonho tornou-se realidade e nasceu a Casa Modesta.

O projeto é recente, «mas já chamou a atenção dos media e de diversas entidades pela sua originalidade e arquitetura», tendo sido eleito pelo New York Times, um dos oito melhores hotéis familiares da Europa. Já o “Condé Nast Johansens” elegeu o espaço como um dos seus locais de excelência para 2017 e como o melhor hotel ambiental da Europa. O projeto de arquitetura da Casa Modesta, desenvolvido pelo atelier Par, foi ainda distinguido com o prémio Architizer A+Awards na categoria de hotéis e resorts.

Mais do que um evento com data e hora marcada (sempre a 16 de cada mês, ao final da tarde), «a Beta Talk de Portimão tornou-se, desde Julho de 2012, num ponto de encontro para gente empreendedora e um movimento inspirador, promovendo no ambiente informal e descontraído do Café Concerto do TEMPO – Teatro Municipal de Portimão os contactos e a partilha de experiências», explica a Câmara de Portimão.

A entrada, como é habitual na Beta Talk Portimão, é livre mas sujeita a inscrição prévia aqui . Já o wine-break é por conta de quem vem, pelo que os participantes são convidados a trazer vinho (ou sumo) e snacks para partilhar.

A Beta Talk é uma iniciativa promovida pela Beta-i – Associação para a Promoção do Empreendedorismo e da Inovação e tem organização local a cargo da Câmara Municipal de Portimão, contando com a parceria media do Sul Informação e a colaboração da Escola Secundária Poeta António Aleixo, ao nível do Curso de Multimédia, que assegura a cobertura fotográfica, da Universidade do Algarve através do CRIA – Centro Regional de Inovação do Algarve/Divisão de Empreendedorismo e Transferência de Tecnologia, da ANJE – Associação Nacional de Jovens Empresários, da NERA – Associação Empresarial da Região do Algarve, da rádio universitária RUA FM, da APGICO – Associação Portuguesa de Criatividade e Inovação, do GAIM – Gabinete Académico de Investigação e Marketing e da Inesting, além da página Algarve Emprego em termos da divulgação.

Comentários

pub