Número 1 da revista «Garanta» lançado em Odeceixe

O número 1 da revista «Garanta» vai ser lançado no sábado, dia 17, às 17h30, na Galeria de Exposições Temporárias […]

O número 1 da revista «Garanta» vai ser lançado no sábado, dia 17, às 17h30, na Galeria de Exposições Temporárias da Junta de Freguesia de Odeceixe, no concelho de Aljezur.

Tendo como tema “Território & Escrita”, este número da revista «Garanta» faz-se e edita-se no Algarve, mas conta com autores e público noutras regiões.

Segundo os seus editores, a «Garanta» cresceu e expandiu o seu conteúdo em relação ao nº 0 (Maio de 2017), contando nesta edição com 112 páginas.

Neste primeiro número, que conta com o apoio da associação Teia d’Impulsos, participam 20 autores, entre as mais diversas colaborações, quer na forma de texto, quer na forma de ilustração e/ou fotografia.

O editorial fixa desde logo o campo de ação, a ação da escrita: «Para quem escreve, o território é o texto». E continua: «É-nos difícil conceber uma vida completa sem palavras, mas a ausência delas poderá ser em si um outro tipo de literatura? Do silêncio, do secretismo e da emergência de novos tipos de autoritarismo, da institucionalização do terror, só o texto crítico, avisado e interventivo, logo circulante, poderá contrapor-se à apatia dominante. Entramos no domínio do político, contra o vulgar populismo».

O nº 1 da «Garanta», acrescentam os seus editores, «vai reproduzir-se, em diálogo com o leitor potencial, porque onde existir um leitor, esse será um território de leitura garantido».

Comentários

pub