Monchique promove-se enquanto destino gastronómico em Espanha

Monchique está presente no 19° Salão Internacional de Turismo Gastronómico, que decorre em Ourense, na Galiza (Espanha), até ao dia […]

Monchique está presente no 19° Salão Internacional de Turismo Gastronómico, que decorre em Ourense, na Galiza (Espanha), até ao dia 4 de Fevereiro. O certame, que começou no dia 31 de Janeiro tem, este ano, Portugal como país convidado.

Segundo explica a Câmara de Monchique, «durante cinco dias, as atividades em torno da Gastronomia serão muitas com variadas experiências culinárias, mostras e degustações asseguradas pelos 270 expositores e os 15 restaurantes presentes, representando ao todo 12 países».

Alejandro Rubín, diretor da feira diz que «este certame representa a fidelidade entre os dois países, Portugal e Espanha na afirmação do Turismo Gastronómico de qualidade e que é já hoje uma marca identificadora deste território».

Já Rui André, presidente da Câmara de Monchique, distinguido a título particular como confrade da Confraria Gastronómica Luso-Galaica, que realizou o seu Capítulo no dia 31 de Janeiro, explica que «a aposta estratégica do nosso concelho no Turismo Gastronómico é acima de tudo uma forma de valorizar e divulgar um saber e cultura local que resulta numa oferta diferenciadora pela qualidade dos produtos e sua especificidade».

O autarca considera que «a nossa participação neste evento é também uma forma de ampliar as linhas de cooperação entre estes dois países cujos fluxos turísticos são cada vez mais importantes para ambos, assim como uma abertura e relacionamento com outros países participantes».

Para Rui André, «a importância da Gastronomia monchiquense enquanto forma superior de promoção e engrandecimento da oferta turística local, realça desta forma a dimensão social e cultural da nossa gastronomia, enquanto produto turístico de elevado interesse».

Este produto turístico «é cada vez mais responsável pela atratividade do nosso território e, neste certame, a participação do Município de Monchique pretende também, e para além de mostrar o que de bom temos no nosso concelho, divulgar também outros produtos como o Turismo de Natureza, o Turismo Cultural ou o tão conhecido e também já promovido na Galiza, Turismo de Bem-estar, com o Termalismo que, em Ourense, também representa uma característica especificidade local, onde se realiza a maior feira de Termalismo a nível mundial e onde Monchique também tem marcado presença».

Comentários

pub