Monchique já faz parte da Rede Portuguesa de Municípios Saudáveis

O Município de Monchique aderiu à Rede Portuguesa de Municípios Saudáveis, numa cerimónia que decorreu esta sexta-feira, em Odemira, na […]

O Município de Monchique aderiu à Rede Portuguesa de Municípios Saudáveis, numa cerimónia que decorreu esta sexta-feira, em Odemira, na Assembleia Intermunicipal desta associação.

A associação assumiu e reforçou, na sua Assembleia Intermunicipal, como objetivo principal, «a promoção de políticas locais de saúde segundo os princípios de estratégias promovidas pela Organização Mundial de Saúde».

A adesão de Monchique a esta rede, salienta a Câmara Municipal desta vila serrana, «parte do reconhecimento pelo trabalho desenvolvido em prol da sua população» e do «reforço na aposta estratégica na área social e do bem estar físico e mental e de promoção de estilos de vida saudáveis, em paralelo com questões ambientais que reforçam a qualidade de vida da sua população».

«Uma articulação consciente em todas estas áreas e a consolidação de boas práticas permitem indicar Monchique como um município saudável», acrescenta a autarquia, em nota de imprensa.

A Rede Portuguesa de Municípios Saudáveis é uma associação que tem como missão apoiar a divulgação, implementação e desenvolvimento do projeto Cidades Saudáveis nos municípios que pretendam assumir a promoção da saúde como uma prioridade da agenda dos decisores políticos.

Constituída formalmente em 10 de Outubro de 1997, esta Rede desenvolve a sua intervenção tendo por base o apoio e a promoção da definição de estratégias locais susceptíveis de favorecer a obtenção de ganhos em saúde, e a promoção da cooperação e comunicação entre os municípios da Rede e as restantes redes nacionais participantes no projeto Cidades Saudáveis da Organização Mundial da Saúde (OMS).

«Monchique assume também, desta forma, o grande desejo de, com a integração nesta rede, poder reforçar e ampliar o seu projeto integrado de proximidade com a população e com os seus mais prementes desejos e problemas nestas matérias. Esta é a razão que nos tem motivado a colocar sempre as pessoas em primeiro lugar e no centro de todas as políticas que temos implementado para todas as franjas da população, de forma a promover a qualidade de vida no concelho», disse Rui André, presidente da Câmara Municipal de Monchique, que representou o concelho neste encontro.

Segundo o autarca, «o trabalho em rede e em parceria com os outros municípios que integram esta rede é uma valiosa ferramenta de trabalho que procuraremos estimular e aproveitar deforma a desenvolver políticas de promoção da saúde e do bem-estar da população de Monchique».

Comentários

pub