Jovem casal francês parte hoje de Sagres para 10 mil quilómetros a pé até Istambul

Um jovem casal francês parte hoje da Rota Vicentina em Sagres, para uma aventura de 500 dias e 10 mil […]

Um jovem casal francês parte hoje da Rota Vicentina em Sagres, para uma aventura de 500 dias e 10 mil quilómetros a pé, a caminhar pelo Sul da Europa, até Istambul, na Turquia.

Trata-se do projeto Deux Pas Vers l’Autre (Dois passos em direção ao Outro), que parte da vontade de um casal de jovens franceses, Marie e Nil, em caminhar de Portugal até à Turquia.

Este trajeto, que começa esta segunda-feira, 5 de Fevereiro, representa um total de 10.000 quilómetros a pé, em 500 dias, através de 17 países e mais de 120 parques naturais, «tendo como duplo objetivo a promoção da caminhada na Europa como uma atividade para as gerações mais novas, assim como a sustentabilidade social, cultural e ambiental, envolvendo a população local e reduzindo ao mínimo a pegada ecológica, nomeadamente com o programa 1kg for the planet», explica a Rota Vicentina.

A associação Rota Vicentina está a dar um apoio especial a este projeto que optou passar pelo seu Caminho Histórico, e depois pela Via Alpina e Via Dinarica.

Nestes primeiros 10 primeiros dias de 500, a Marie e o Nil irão, «além de usufruir dos trilhos, conhecer alguns dos parceiros associados à Rota Vicentina, caminhar com membros da associação, participar numa ação de voluntariado conjunta, conhecer pessoas da comunidade local através dos produtos de turismo cultural».

Marie e Nil, de 29 anos e 31 anos, trabalhavam, respetivamente, nas áreas de recursos humanos e fotografia e vídeo, antes de se lançarem nesta grande aventura que será a travessia da Europa a pé.

A associação Rota Vicentina associa-se a esta iniciativa, que vai ao encontro dos objetivos específicos da Associação e dos investimentos que tem em curso no biénio 2017-2019, nomeadamente «ao fazer grande parte do caminho através do Caminho Histórico, o projeto atrai a atenção para o interior, apostando em marketing territorial associado ao mundo rural, nomeadamente para novos mercados (gerações mais jovens)».

Por outro lado, «ao ter uma campanha de marketing e comunicação ambiciosa e profissional, permitirá aumentar o conhecimento e notoriedade da Rota Vicentina na Europa, enquanto liga Portugal a algumas das mais conceituadas e carismáticas rotas pedestres da Europa», assim, como «ao ter uma forte componente de sustentabilidade e de proximidade com a cultura e pessoas locais, permitirá sensibilizar para questões do património e identidade».

Esta viagem poderá ser acompanhada nos seguintes canais: Facebook e blogue de Deux Pas Vers l’Autre, assim como no Facebook da Rota Vicentina.

Marie e Nil – Foto: https://www.facebook.com/deuxpasverslautre/

A Rota Vicentina é uma rede de percursos pedestres ao longo da costa sudoeste de Portugal, que soma hoje cerca de 450 quilómetros de trilhos sinalizados para caminhar entre Santiago do Cacém e o Cabo de S. Vicente.

A Associação Rota Vicentina trabalha em parceria com entidades públicas e empresários locais, que defendem o Turismo de Natureza como via de desenvolvimento incontornável para esta região tão especial.

Formada pelo Caminho Histórico, Trilho dos Pescadores e Percursos Circulares, a Rota Vicentina propõe «uma vivência única destes dois mundos: entre a cultura rural viva autêntica do interior e a costa surpreendentemente selvagem do Parque Natural do Sw Alentejano e Costa Vicentina, que merecem toda a nossa atenção, para que assim se possam preservar por muitos anos».

 

Comentários

pub