Groenewegen (Team Lotto) ganha 1ª etapa da Volta ao Algarve [com fotos]

O holandês Dylan Groenewegen venceu a 1ª etapa da Volta ao Algarve, disputada esta quarta-feira, 14 de Fevereiro, entre Albufeira […]

O holandês Dylan Groenewegen venceu a 1ª etapa da Volta ao Algarve, disputada esta quarta-feira, 14 de Fevereiro, entre Albufeira e Lagos. 

Foi uma vitória ao sprint para o ciclista da Team LottoNL/Jumbo, que fez o tempo de 4 horas, 47 minutos e 58 segundos. Com a conquista da etapa, Groenewegen, que lutou pela vitória com os franceses Arnaud Démare (FDJ) e Hugo Hofstetter, da Cofidis, é o primeiro camisola amarela da Algarvia.

«Vencer em Lagos era um dos objetivos da equipa. Os meus companheiros proporcionaram-me um lançamento excelente e consegui bater os meus rivais. Já conhecia a chegada, apesar da aproximação dos quilómetros finais ser diferente e mais exigente. É muito satisfatório começar no Algarve com a camisola amarela mas admito que não tenho pretensões de a defender. A etapa de amanhã é dura e não adaptada às minhas características. Tentarei vencer novamente no sábado, em Tavira», confessou o ciclista.

Esta primeira etapa, de 192,6 quilómetros, teve uma longa fuga, quase desde o início até perto do fim, onde estava David Livramento, do Sporting/Tavira, e o algarvio João Rodrigues (W52/FC Porto), que acabou por ser anulada.

João Rodrigues é, aliás, o primeiro líder da classificação de montanha, ao vencer em Eira da Ceivada e Aldeia dos Matos.

«Só o facto de subir ao pódio na Volta ao Algarve é justificativo de qualquer esforço despendido na corrida. Foram muitos quilómetros em fuga, pois ataquei logo após a partida, mas que hoje, com justiça, acabaram devidamente recompensados», disse o atleta.

«Sou algarvio, conhecia bem o percurso, pois aqui treino com frequência, e poupei-me para as contagens de montanha. Vestir a camisola da montanha com um pelotão deste nível é motivo de orgulho. Penso defender esta liderança, embora reconheça que os rivais são muitos e de muito boa qualidade», acrescentou.

A 10 quilómetros da meta, houve uma queda, onde esteve envolvido o português Tiago Machado. O melhor colocado das equipas algarvias em prova, o Sporting/Tavira e o Louletano/Aviludo, foi um atleta do emblema de Loulé. Luís Mendonça ficou em 10º lugar na etapa.

A segunda etapa da Volta ao Algarve disputa-se já amanhã, 15 de Fevereiro, e vai ligar Sagres à Fóia, em Monchique.

Esta viagem terá 187,9 quilómetros, iniciando-se em Sagres, às 12h00, e terminando no alto da Fóia (montanha de primeira categoria), cerca das 17h00. A subida para a meta tem uma extensão de 15,2 quilómetros e uma inclinação média de 5,2%.

Antes da subida para a Fóia, o pelotão vai encontrar outras quatro contagens de montanha: Monte Ruivo (4ª categoria, ao quilómetro 50,8), Marmelete (3ª categoria, quilómetro 71,2), Alferce (3ª categoria, quilómetro 107) e Sapeira (3ª categoria, ao quilómetro 123,4). Haverá ainda duas metas volantes, em Aljezur (ao quilómetro 63,4) e em Portimão (quilómetro 163,4).

À partida para a etapa será entregue a Philippe Gilbert (Quick-Step Floors) o prémio Prestígio 2018.

 

Fotos: Nelson Inácio | Sul Informação

 

Comentários

pub