Especialistas discutem património natural da Ponta da Piedade

Delminda Moura, da Universidade do Algarve, e José Brilha, da Universidade do Minho, são convidados de uma sessão que vai […]

Delminda Moura, da Universidade do Algarve, e José Brilha, da Universidade do Minho, são convidados de uma sessão que vai discutir o património natural da Ponta da Piedade, esta sexta-feira, 23 de Fevereiro, a partir das 21h00, no Centro Ciência Viva de Lagos. 

 

O Centro convidou dois geólogos para partilharem com todos os interessados a riqueza geológica, paleontológica e paisagística deste ex-líbris da cidade de Lagos.

As apresentações destes dois elementos da Comissão Científica do Centro têm como títulos a “Ponta da Piedade – paradigma da beleza frágil” e “Que Sustentabilidade sem Geodiversidade?”.

Esta paisagem, «formada e modelada durante milhões de anos, tem sido atualmente motivo de grande discussão pública» e o Centro Ciência Viva de Lagos, como instituição de promoção da cultura científica e tecnológica, promove esta noite dedicada ao conhecimento geológico da Ponta da Piedade.

Para Luís Azevedo Rodrigues, diretor executivo do Centro e doutorado e especialista em Paleontologia, «é fundamental que todos os cidadãos conheçam melhor o património natural, neste caso geológico e paleontológico, para que assim o melhor possam desfrutar e defender».

O responsável acrescenta ainda que, «se todos entendermos melhor como foi formada e evoluiu a paisagem que constitui hoje a Ponta da Piedade, melhor poderemos desfrutar desta riqueza natural que a cidade de Lagos tem para oferecer aos que aqui residem e os que a visitam».

«Estes dois especialistas contribuirão para que esta paisagem de Lagos seja melhor conhecida e possa ser melhor protegida num contexto de património natural», diz o CCV de Lagos.

No caso de José Brilha, além do seu currículo académico, o Centro vai poder contar com a opinião do atual presidente da ProGeo, Associação Europeia para a Conservação do Património Geológico, associação que se dedica ao estudo e classificação de sítios de interesse geológico na Europa, sendo ainda avaliador da UNESCO para os Geoparques.

Já Delminda Moura é especialista em Geomorfologia costeira com ênfase nas costas rochosas e evolução do litoral forçada por variações do nível do mar.

Comentários

pub