Elitismo do design de comunicação vai estar em debate em Loulé

“Design de Comunicação elitista?” é o tema que vai ser debatido esta terça-feira, dia 20 de Fevereiro, a partir das […]

“Design de Comunicação elitista?” é o tema que vai ser debatido esta terça-feira, dia 20 de Fevereiro, a partir das 18h30, em simultâneo, em Loulé, Évora, Lisboa, Porto e ainda nas cidades do Funchal e de Vila Nova de Famalicão, que vão participar, pela primeira vez, nesta iniciativa da Acesso Cultura.

Em Loulé, o debate decorre no Loulé Design Lab, Cerca do Convento Espírito Santo, e terá como moderadora a designer Andreia Pintassilgo.

António Lacerda, professor da Universidade do Algarve e membro da Associação Nacional de Designers, Fred Philips, do Atelier do Sul, Luís Caracinha, designer de comunicação, e Verónica Guerreiro, designer de comunicação e produto e residente do Loulé Design Lab são os convidados.

«O nosso último debate tinha sido sobre o elitismo na cultura. Um dos participantes levantou a questão do design e da comunicação elitista. Entende-o como elitista quando não facilita o acesso e, pelo contrário, oculta a informação, porque a intenção é comunicar apenas com alguns, os entendidos. Pareceu-nos, por isso, interessante centrar a nossa discussão no papel do design (e da comunicação em geral) no acesso à informação, na criação de uma identidade visual e numa prática de divulgação que não valoriza apenas a estética, mas também a funcionalidade. Queremos ainda discutir os próprios conteúdos dos materiais de divulgação», refere a organização.

A entrada é livre.

Comentários

pub