Daniel Kemish participa na festa de abertura do Março Jovem em Portimão

A 20ª edição do Março Jovem arranca em Portimão, já este sábado, 24 de Fevereiro, com uma programação diversificada e […]

A 20ª edição do Março Jovem arranca em Portimão, já este sábado, 24 de Fevereiro, com uma programação diversificada e repleta de propostas que vão da música ao desporto, passando pelo teatro, cinema, animação de rua e workshops.

Durante todo este mês de Março, o município é marcado por iniciativas e atividades de desporto, dança, educação, música, teatro, cinema, entre outras.

A edição deste ano arranca no sábado, com 11ª edição do concurso de novos talentos da Escola Secundária Manuel Teixeira Gomes, a partir das 21h00, no Portimão Arena.

A habitual festa de abertura terá lugar no dia 1 de Março, às 17h30, na Escola Secundária Poeta António Aleixo, num evento que contará com a participação especial do músico Daniel Kemish.

No ano em que Portimão é eleita Cidade Europeia do Desporto para 2019, o Desporto tem especial destaque nesta edição do Março Jovem, com um leque diversificado de oferta desportiva gratuita.

Destaca-se, no dia 2 de Março, uma festa solidária com duas aulas especiais no ginásio Village Fitness, nos dias 3 e 4, a primeira e segunda etapas da Taça de Portugal de BMX Race no Parque da Juventude e, entre 5 e 11, o Instituto Superior Manuel Teixeira Gomes dinamiza a Semana do Exercício e Desporto ISMAT’18.

Terá ainda lugar uma aula aberta de Krav Maga no dia 17, o I Aquatlo Indoor de Alvor no dia 24 e um torneio de skate na Praça da Marina de Portimão e aulas abertas de zumba e pop dance no pavilhão gimnodesportivo de Portimão, ambas as iniciativas no dia 31 de março.

Ao longo do mês, também será possível praticar diversas modalidades de forma gratuita no Cross Arade, no Villa Prana Guesthouse & Therapies, nos complexos desportivos de Alvor e Mexilhoeira Grande e na Piscina Municipal de Portimão.

Na área da música e entretenimento, destaque para o Concurso de Bandas Março Jovem 2018, que terá lugar no Bar Marginália, em Portimão, com as eliminatórias a decorrer nos dias 10, 17 e 24, e a grande final no dia 25, sempre com início às 22h00.

Haverá ainda uma edição especial do programa de rádio “Choque Frontal” da Alvor FM, que contará com a participação especial da banda de rock “Mopho”, a ter lugar no dia 14 de Março, no TEMPO, a partir das 21h15.

No dia 17, o Portimão Arena recebe o concerto, já esgotado, “Algarve in the night”, a cargo da equipa de locutores do programa “As manhãs da Comercial”, da Rádio Comercial.

O cinema também marca presença no Março Jovem e o museu de Portimão recebe nos dias 7, 14, 21 e 28 de Março o ciclo de cinema da associação Contramaré, numa coprodução com o Goethe Institut, este ano sob o mote “O som e a cidade”. No dia 31, o mesmo local recebe o ciclo “Filmes da Malta de Portimão”, a cargo de um grupo de jovens cineastas portimonenses.

A vertente da educação e formação mantém-se, de igual modo, uma forte aposta, com um leque bastante diversificado de workshops e ações de sensibilização nas escolas do município.

Destaque para os workshops de confeção da tiborna algarvia e construção de hortas em varandas, na Quinta Pedagógica de Portimão, workshops de fotografia e design na Escola Profissional Gil Eanes de Portimão, workshops de ilustração científica na biblioteca municipal Manuel Teixeira e workshops sobre programação, psicologia e mindfulness e bem-estar no Instituto Superior Manuel Teixeira Gomes.

Também integrado no programa, vai ter lugar o III Encontro Urban Sketchers Algarve, que volta a decorrer em Portimão nos dias 24 e 25 d, assinalando o Dia Nacional dos Centros Históricos, e desafiando os mais jovens e todos os que gostam desta área a desenhar a cidade, os seus edifícios, lugares e pessoas.

A edição de Março da Beta-Talk volta a integrar o programa do Março Jovem e no dia 16 traz ao Centro Dual Portimão, dois jovens empreendedores para partilharem a sua experiência.

Nas escolas, serão ainda dinamizadas diversas ações de sensibilização, destacando-se a campanha “Stop Phubbing” que percorrerá as escolas do ensino básico do município entre 1 e 9, sensibilizando os alunos do 2º e 3º ciclos para os perigos inerentes ao comportamento de ignorar as pessoas que estão próximas utilizando o smartphone.

O Dia Internacional da Proteção Civil, assinalado a 1 de Março, desencadeará, através do Serviço Municipal de Proteção Civil e dos Bombeiros de Portimão, um conjunto de iniciativas e ações de sensibilização durante este dia e durante todo o mês de março junto dos jovens e rede escolar do município.

Ainda no âmbito do Março Jovem, a Escola Profissional Gil Eanes mostra nas montras do Balcão Único o talento dos seus alunos do Curso Profissional Técnico de Fotografia e Curso CEF tipo 2 e 3 – Operador de Fotografia.

Em exposição encontram-se alguns trabalhos, selecionados após concurso interno, que pretendem ilustrar a evolução da fotografia desde os primórdios até à atualidade, através da utilização das técnicas analógica e digital. Nesta exposição poderão ainda ser apreciadas fotografias que revelam o antes e o depois de alguns espaços emblemáticos da cidade.

O Março Jovem 2018 também apela ao espírito social e, no dia 16 de Março, incita os mais jovens a participar na sessão de colheita de sangue que terá lugar no pavilhão gimnodesportivo, numa organização da Associação de Dadores de Sangue do Barlavento do Algarve, e no dia 21 a colaborar na confeção de cabazes de alimentos para oferta às instituições de solidariedade social, num organização do Banco Alimentar Contra a Fome do Algarve.

Por estes dias, serão igualmente várias as exposições a visitar na Casa Manuel Teixeira Gomes, na Junta de Freguesia de Alvor e na Escola Profissional Gil Eanes de Portimão, da autoria de jovens artistas e de alunos das escolas do município.

O Março Jovem 2018 encerrará em grande a 7 de Abril no Portimão Arena com o XVIII Enportunas – Encontro de Tunas Académicas que, como habitual, junta a irreverência musical das tunas académicas algarvias a um DJ para um espetáculo bastante animado.

O Março Jovem é uma iniciativa organizada pela Câmara Municipal de Portimão, que movimenta milhares de jovens e conta com o empenho de cerca de meia centena de entidades, entre escolas, clubes, associações e empresas.

O programa detalhado do Março Jovem 2018 pode ser consultado, clicando aqui.

Comentários

pub