Associação Transfronteiriça de Municípios Lago Alqueva assina convenção para o clima e energia

A Associação Transfronteiriça de Municípios Lago Alqueva (ATLA) assinou, no passado dia 22 de Fevereiro, a convenção europeia dos autarcas […]

A Associação Transfronteiriça de Municípios Lago Alqueva (ATLA) assinou, no passado dia 22 de Fevereiro, a convenção europeia dos autarcas para o clima e energia, um compromisso para a «sustentabilidade ambiental». 

A cerimónia “European Covenant of Mayors 2018” decorreu no Parlamento Europeu, em Bruxelas, e contou com uma delegação da ATLA composta pelo presidente da associação José Calixto, por João Martins, da EDIA – Empresa de Desenvolvimento e Infraestruturas do Alqueva, responsável pelo acompanhamento dos trabalhos da parceria entre as duas entidades, e Marta Santos, do Município de Reguengos de Monsaraz.

A ATLA foi a primeira na Europa e única associação transfronteiriça a assinar a convenção, tendo estado acompanhada nesta cerimónia pelos eurodeputados portugueses Ricardo Serrão Santos e Carlos Zorrinho, pelo comissário Carlos Moedas e por centenas de autarcas europeus, entre os quais de Lisboa, Almada, Póvoa de Varzim, Reguengos de Monsaraz e Guimarães.

O Município de Reguengos de Monsaraz, associado da ATLA, também se comprometeu com esta convenção europeia representativa da estratégia do poder local para a sustentabilidade do planeta, permitindo-lhe aceder e beneficiar deste novo fundo da Comissão Europeia de cerca de 16 mil milhões de euros nas áreas da investigação e inovação, ao abrigo do “Horizonte 2020”.

José Calixto, presidente da ATLA, considera que esta cerimónia «se enquadra numa estratégia politica que, desde 2008, reúne a comunidade de municípios e demonstra a importância do poder local no desenvolvimento de estratégias integradas de mitigação e adaptação às mudanças climáticas para melhorar a eficiência energética de edifícios, transportes ou iluminação, fazer um maior uso de energia renovável e reforçar medidas de combate aos riscos climáticos».

O presidente da ATLA diz ainda que, «neste ato, os autarcas apresentaram exemplos de como essas conquistas podem ser ampliadas para ajudar a atingir ou exceder os objetivos relativos às politicas energéticas e sobre o clima da União Europeia».

O “Mayors Adapt” foi lançado em Março de 2014, no âmbito do “Pacto de Autarcas”, e centra-se em medidas de adaptação às alterações climáticas. Esta é a primeira iniciativa à escala europeia lançada para apoiar cidades, regiões e administração local neste tipo de ações.

Além de apoiarem os objetivos globais da estratégia da União Europeia de adaptação às alterações climáticas, que visa tornar a Europa mais resistente ao clima, as cidades e regiões que aderirem ao “Mayors Adapt” aceitam elaborar estratégias de adaptação locais ou integrar as ações desenvolvidas ou a desenvolver em planos de ação.

A ATLA – Associação Transfronteiriça de Municípios Lago Alqueva foi criada em 2005 e é constituída pelos municípios de Alandroal, Moura, Mourão, Portel, Reguengos de Monsaraz, Barrancos, Viana do Alentejo, Vidigueira e Serpa, e pelos ayuntamientos de Alconchel, Cheles, Olivença e Villanueva del Fresno.

Comentários

pub