A “Praia” de Ana André expõe-se no Museu de Portimão

A exposição de pintura “Praia”, de Ana André, vai estar patente de 3 de Março a 8 de Abril, no […]

A exposição de pintura “Praia”, de Ana André, vai estar patente de 3 de Março a 8 de Abril, no Museu de Portimão. 

Esta é uma mostra que faz parte do ciclo de arte contemporânea “Um Certo Ponto de Vista”, um projeto Artadentro que integra o “365Algarve”.

A exposição, que inclui obras já exibidas em Faro e outras inéditas, a serem expostas pela primeira vez no Museu de Portimão, apresenta um «conjunto de pinturas que tratam a luminosidade estranha e fugaz do anoitecer, onde as cores mudam a cada minuto e o mundo com elas, oferecendo à artista a oportunidade de conjugações cromáticas inesperadas», diz a Artadentro.

Além das questões próprias da pintura como disciplina artística, este conjunto de obras foi realizado pela farense Ana André, «enquanto se reavivavam os problemas suscitados pela necessária reabilitação das ilhas da Ria Formosa — local onde passou grande parte dos Verões da sua infância».

Hoje, passados já alguns anos, a memória desses tempos despreocupados e alegres vem reforçar a noção de “praia” como o lugar de desejo por excelência. «É o “Éden” contemporâneo, o lugar utópico do bem estar, onde o tempo abranda e todo o problema abre um parênteses à possibilidade duma felicidade perene».

A exposição pode ser visitada às terças-feiras das 14h30 às 18h00 e de quarta-feira a domingo das 10h00 às 18h00. Aos sábados, das 10h00 às 14h00, a entrada é livre.

Ana André é natural de Faro, cidade onde reside e trabalha. Estudou Pintura e Desenho no Ar.Co em Lisboa, e Artes Visuais na Universidade do Algarve, em Faro. Expõe a sua obra desde 1995, em exposições individuais e coletivas em Portugal e no estrangeiro.

A sua obra desenvolve-se sobretudo através da pintura e do desenho, embora ocasionalmente use fotografia, som e vídeo.

Comentários

pub