Vila do Bispo está mais perto de ter “O Celeiro da História”

O auto de consignação da empreitada que vai criar o Equipamento Público de Ação Cultural (EPAC) “O Celeiro da História”, […]

O auto de consignação da empreitada que vai criar o Equipamento Público de Ação Cultural (EPAC) “O Celeiro da História”, em Vila do Bispo, foi assinado no passado sábado, 20 de Janeiro. 

Com um prazo de execução de 365 dias, esta intervenção, que fica a cargo da empresa Regulconcrete – Construção Civil e Obras Públicas, visa a reabilitação e a ampliação do edifício dos antigos celeiros da EPAC (sigla da antiga Empresa Pública de Abastecimento de Cereais), tal como o Sul Informação avançou em primeira mão.

Preservando a arquitetura pré existente, o novo espaço incluirá um auditório com 50 lugares, uma área de receção e loja, uma cafetaria, zonas técnicas e reservas museológicas.

Para garantir os meios financeiros necessários para executar a empreitada, a autarquia apresentou uma candidatura para cofinanciamento do equipamento cultural ao CRESC Algarve 2020, para um investimento total de 1, 2 milhões de euros, a qual foi aprovada e que aguarda pela dotação financeira, garantindo por esta via, uma comparticipação financeira de 70%, o que corresponde a cerca de 857 mil euros.

Este novo espaço servirá para «albergar narrativa expositiva e interpretativa acerca da herança coletiva do concelho de Vila do Bispo».

Essa narrativa passará por «tudo desde a sua fundação geológica, aos mais remotos vestígios culturais de presença humana identificados pela arqueologia, passando pela história e pelas suas personagens, pela arqueologia subaquática dos naufrágios e das batalhas navais, pela riqueza e singularidade da biodiversidade local e, claro, pela memória etnográfica das gentes do concelho».

Comentários

pub