Todo o concelho de Monchique vai ter iluminação pública com tecnologia LED

Todo o concelho de Monchique vai passar a ter iluminação pública com tecnologia LED, de acordo com um protocolo assinado, […]

Todo o concelho de Monchique vai passar a ter iluminação pública com tecnologia LED, de acordo com um protocolo assinado, esta segunda-feira, 15 de Janeiro, entre a Câmara Municipal e a EDP Distribuição. 

Este protocolo «visa a substituição de todos os tipos de iluminação, luminárias, lâmpadas e apoios a utilizar na iluminação pública do concelho, nas zonas urbanas, rurais e semiurbanas, jardins, parques públicos e zonas de lazer, por lâmpadas LED», explica a autarquia.

Com esta medida, o Município pretende «reduzir o consumo e os custos de energia, abrangendo as freguesias de Monchique, Marmelete e Alferce».

«O plano de substituição gradual de luminárias de iniciativa da EDP Distribuição iniciou-se em 2016, tendo sido substituídas até final de 2017, 324 luminárias das 3032 existentes. Este plano prosseguirá este ano e nos próximos, estando previsto substituírem-se mais 200 luminárias em 2018 e 350 em 2019. Espera-se, no final do próximo ano, a substituição de 874 luminárias de vapor de mercúrio e de vapor de sódio por luminárias da tecnologia LED, correspondendo a 29% do parque de luminárias do concelho de Monchique, sendo expectável que esta ação resulte na redução de consumo de eletricidade na ordem dos 15% face aos consumos pré-LED», revelou a Câmara.

Em algumas zonas do concelho, ainda estão a ser utilizadas lâmpadas de mercúrio e sódio, «situação que já não deveria acontecer e cuja substituição faz parte do compromisso também da EDP Distribuição com a própria entidade reguladora destes serviços e com a própria Associação Nacional de Municípios Portugueses (ANMP)».

Na assinatura do protocolo estiveram presentes Rui André, presidente da Câmara de Monchique, e Eugénio Sousa, engenheiro da EDP Distribuição.

Para Rui André «esta é também uma forma de contribuir para o reforço da qualidade de vida de todos os monchiquenses, aumentando o sentimento de segurança da população, bem como do contributo para o embelezamento do espaço público através de uma solução moderna, inovadora e que é, ao mesmo tempo, mais económica e amiga do ambiente».

«Além da redução da fatura energética, que é tão importante para quem tem orçamentos baixos, a tecnologia LED permite diminuir os custos de manutenção e assegurar uma longa vida útil das luminárias, reduz as emissões de CO2 e minimiza os desperdícios de luz», concluiu o edil.

Nota: A informação sobre a calendarização da obra foi corrigida às 16h00 de dia 18 de Janeiro, na sequência de uma correção enviada às redações pela Câmara de Monchique.

Comentários

pub