Sismo com epicentro em Monchique foi sentido

Um sismo de magnitude 3.3 na Escala de Richter, com epicentro perto de Monchique, foi registado às 11h42 de hoje, […]

Um sismo de magnitude 3.3 na Escala de Richter, com epicentro perto de Monchique, foi registado às 11h42 de hoje, sábado, pelas estações da Rede Sísmica do Continente e sentido na região algarvia.

Segundo o Instituto português do Mar e da Atmosfera, o epicentro do sismo «localizou-se a cerca de 10 quilómetros a Nordeste de Monchique». A mesma entidade assegurou que recebeu relatos de que foi sentido.

O IPMA prometeu para breve um novo comunicado «com informação instrumental e macrosísmica actualizada».

«Se a situação o justificar serão emitidos novos comunicados. A localização do epicentro de um sismo é um processo físico e matemático complexo que depende do conjunto de dados, dos algoritmos e dos modelos de propagação das ondas sísmicas», enquadrou o IPMA.

Quem tiver sentido este abalo, pode colaborar com o Instituto Português do Mar e da Atmosfera, acedendo ao site deste organismo e preenchendo o formulário disponível clicando aqui, de forma a ajudar a caracterizar melhor os sismos.

Este é o segundo sismo ocorrido esta semana que foi sentido no Algarve. Na segunda-feira, um abalo com epicentro em Arraiolos também foi notado e gerou muitas reações nas redes sociais.

Comentários

pub