Remoção da draga que se virou na barra da Armona suspensa devido ao estado do Mar

Os trabalhos de remoção da draga que se virou na passada semana na barra da Armona, em Olhão, foram suspensos […]

Os trabalhos de remoção da draga que se virou na passada semana na barra da Armona, em Olhão, foram suspensos devido à previsão de forte agitação marítima. O recomeço da operação está previsto para o dia 31 de Janeiro, a próxima quarta-feira.

Segundo revelou aos jornalistas o comandante Nunes Ferreira, capitão do Porto de Olhão, a empresa especializada contratada pelo armador para proceder à viragem e reflutuação da draga não teve sucesso nas tentativas que fez até agora e tem-se deparado com diversos problemas.

«Na terça-feira, as embarcações encontradas pelo armador para tentar virar longitudinalmente a draga não foram suficientes, tendo-se rebentado 2 balões de 20 toneladas durante a operação. Esta quarta-feira os trabalhos cingiram-se à remoção dos balões e retirada do ar da parte da frente da embarcação, para colocá-la mais estável nos próximos dias», revelou o representante da Autoridade Marítima Nacional, entidade que está a supervisionar o decorrer dos trabalhos.

 

Até agora, acrescentou Nunes Ferreira, «a contenção do combustível não tem sofrido alterações» e a «monitorização de eventuais movimentos da draga e eventuais derrames» continuará a ser feita nos próximos dias pela capitania de Olhão e pela Polícia Marítima.

O capitão do Porto de Olhão salientou que, apesar da suspensão dos trabalhos, mantém-se em vigor o aviso à navegação que foi lançado há dias. Ou seja, «está proibida a aproximação a menos de 500 metros da draga de toda a navegação».

Até 31 de Janeiro, dia em que os trabalhos deverão recomeçar, «vai ser estudado um novo plano para remoção da draga».

 

Fotos: Autoridade Marítima Nacional

Comentários

pub