Reis Magos de Ayamonte visitam Vila Real de Santo António e Castro Marim

  Os Reis Magos de Ayamonte (Espanha) visitam Castro Marim e Vila Real de Santo António, no dia 5 de […]

 

Os Reis Magos de Ayamonte (Espanha) visitam Castro Marim e Vila Real de Santo António, no dia 5 de Janeiro, assinalando desta forma as comemorações do Dia de Reis, festejado no dia seguinte.

A iniciativa faz parte das atividades da Eurocidade do Guadiana e das celebrações de Natal em VRSA e recria a tradição da Cabalgata de Reyes, cortejo que atrai centenas de pessoas até às ruas das cidades e vilas espanholas.

Esta atividade começa em Castro Marim, prevendo-se a chegada dos Reis Magos a Vila Real de Santo António, às 11h30. Através desta parceria, as três localidades partilham a cultura e as tradições que marcam a identidade de cada um dos municípios raianos.

A visita integra ainda um cortejo pelas ruas de VRSA e pela Praça Marquês de Pombal, onde se encontra instalada a Aldeia de Natal.

O percurso será acompanhado pela Banda Filarmónica de VRSA e terminará com a distribuição de doces e confetti para os mais novos.

Já às 14h30, os Reis Magos deslocam-se de ferry até Ayamonte para dar início à tradicional cabalgata, às 15h00.

Ainda em Castro Marim, mas já no dia 6, realiza-se a  já tradicional cavalgada dos Reis Magos, que une a aldeia do Monte Francisco a Castro Marim.

Este evento recria uma antiga tradição da vila e determina o encerramento do Presépio de Sal situado na Casa do Sal, assim como as celebrações natalícias da freguesia.

Tudo começa às 16h00, com concentração em Monte Francisco. A partida é às 16h30, com chegada prevista às 17h30 à Casa do Sal. Haverá bolo-rei, bolo rainha e outras iguarias.

 

 

Comentários

pub