Queijo de cabra e atum fumado aproximam produtores do Baixo Guadiana e hoteleiros

O projeto “Choose Our Food”, da associação Odiana, termina a 31 de Janeiro e o balanço «é positivo». Ao fim […]

Foto de Ricardo Bernardo

O projeto “Choose Our Food”, da associação Odiana, termina a 31 de Janeiro e o balanço «é positivo». Ao fim destes dois anos, há uma melhor relação entre os produtores do Baixo Guadiana (Alcoutim, Castro Marim e Vila Real de Santo António) e a hotelaria e restauração.

Para assinalar o fim deste “Choose Our Food”, nada melhor do que um jantar, confecionado pelo chef Américo António, inteiramente com produtos do Baixo Guadiana, e que juntou os produtores à mesa.

Pão caseiro de Odeleite, manteiga de alfarroba, queijo de cabra, mel, filetes de cavala, atum fumado e braseado ou cabrito foram algumas das (muitas) iguarias servidas, no domingo, 21 de Janeiro, no restaurante “O Infante”, em Altura (Castro Marim).

Valter Matias, da Odiana, esteve à frente do projeto ao longo destes dois anos. «Havia um afastamento muito grande entre os produtores e a hotelaria e a restauração. Nós conseguimos criar sinergias, fazer essa aproximação, e, por isso, o balanço é bom», disse, ao Sul Informação.

Mas nem sempre foi assim. «No início, os produtores estiveram um pouco reticentes. Foi difícil puxá-los, mas, à medida que o tempo foi passando, foram-se envolvendo. Aliás: perceberam que isto era uma mais valia», contou Valter Matias.

No total, o “Choose Our Food”, que teve financiamento do CRESC Algarve 2020, juntou 32 produtores, de mel, queijo, doçaria, frutas, sal e ervas aromáticas. No início de tudo, foi feito «um estudo de como estava o setor produtivo local».

«Analisámos as dificuldades e fizemos um inquérito junto da hotelaria e restauração para averiguar se tinham conhecimento dos produtos», explicou Valter Matias.

Depois, para promover o que de melhor há no Baixo Guadiana, foram feitas degustações em Mercados Municipais e um pequeno almoço no Hotel Praia Verde.

Além disto, a Odiana também fez um vídeo promocional e ainda há novidades na calha. Até ao fim deste mês de Janeiro, «vamos lançar um roteiro dos produtos locais e lançar uma aplicação, para smartphone, com georreferenciação dos produtores», adiantou Valter Matias.

A presidente da Câmara de Vila Real de Santo António, Conceição Cabrita é também, desde 2 de Janeiro, a nova presidente da associação Odiana e não faltou a este jantar de encerramento do “Choose Our Food”. «É bom entrar já com este trabalho feito. O Baixo Guadiana está na moda e temos de o defender», disse, em declarações, ao Sul Informação. 

É que todos estes produtos também são turismo. «Cada vez mais, o que vendemos é turismo: mas tem de ser algo diferente e diferenciador», acrescentou.

Aliás, o balanço do projeto, em termos turísticos, também é bom.  «O turista procura experiências e saborear o que é da região. A qualidade está acima de tudo e há quem pague para ter essa qualidade», explicou Valter Matias ao nosso jornal.

Valter Matias e Conceição Cabrita

Por tudo isto, Conceição Cabrita e Valter Matias partilham a mesma opinião: o “Choose Our Food” é para continuar. «Estamos a aguardar que haja novas candidaturas ao fundos comunitários para dar continuidade ao projeto. Já há aqui um trabalho que não pode parar», concluiu o responsável.

Prova disso é o facto de, no fim deste jantar, ter sido assinada uma carta de intenções, com selo de 30 entidades e empresas.

O objetivo é ajudar na promoção dos produtos agroalimentares associados àquele território do Baixo Guadiana, comprometendo-se a reforçar sinergias entre setor agroalimentar e turístico.

 

Fotos: Pedro Lemos | Sul Informação e Ricardo Bernardo | Associação Odiana

Ementa do jantar:

– Filetes de cavala e atum fumado (Loja do Mar, em Vila Real de Santo António)

– Chouriço e presunto, produzido no Zambujal (Alcoutim)

– Pão caseiro de Odeleite, queijo de cabra (ANCCRAL – Associação de Criadores de Caprinos de Raça Algarvia), mel (vários produtores) e manteiga de alfarroba (Quinta da Fornalha, em Castro Marim)

– Trouxa de robalo à florentina enriquecida com camarão selvagem e chaud-froid verde (Atlantik Fish).

– Tradicional cabrito algarvio (ANCCRAL) assado no forno de lenha, acompanhado com arroz de maranho aromatizado com hortelã, flor de carqueja, e telha crocante a condizer em harmonia com citrinos algarvios.

– Tortas de amêndoa, laranja e alfarroba e trufas de figo, chocolate e amêndoa.

 

Vídeo Promocional do “Choose Our Food”:

Comentários

pub