Primeira Beta Talk de 2018 dá a conhecer novos trilhos inspiradores na área do Turismo

A primeira Beta Talk de 2018 deixa-se inspirar pelo facto de Portugal ter sido recentemente considerado o Melhor Destino Turístico […]

A primeira Beta Talk de 2018 deixa-se inspirar pelo facto de Portugal ter sido recentemente considerado o Melhor Destino Turístico do Mundo e dá a conhecer novos trilhos na área do Turismo. Será já na terça-feira, dia 16, às 19h00, no Café Concerto do TEMPO- Teatro Municipal de Portimão.

Os guias desta caminhada serão Carlos Glória, fundador da Zen Trekk, e António Ferreira, um empreendedor na área do Turismo Natureza, e não só, com o seu mais recente projeto Portugal Organics.

Carlos Glória é natural de Lagos e, aos 12 anos, descobriu o gosto pela arte, começando pelo desenho de retratos a carvão e surgindo mais tarde a paixão pela fotografia.

Aos 18 anos, iniciou a vida profissional como escriturário, cuja função desempenhou durante 15 anos. Em paralelo, manteve-se sempre ligado às artes e algum tempo depois também ao ramo imobiliário.

Desde 2015 que faz a gestão de um projeto próprio de alojamento turístico, bem como de outros imóveis de terceiros.

Em 2016, uma nova ideia surgiu pelo desejo de contacto com a Natureza e de partilha do que vai descobrindo. Foi então que lançou a Zen Trekk, uma empresa de Animação Turística que promove caminhadas na Natureza, aliadas por vezes a outros programas inspiradores.

A sua experiência enquanto caminhante, além das inúmeras caminhadas locais, foi ampliada através de vários Caminhos de Santiago que já percorreu. Foi num desses Caminhos que decidiu fazer das caminhadas o seu modo de vida, sob o mote “Caminhadas na Natureza ao Encontro da Nossa Essência”, que é a base para a programação dos percursos para que a Natureza seja apreciada e contemplada com todos os sentidos, levando as pessoas em duas direções: uma de descoberta da beleza que as rodeia e outra ao seu próprio encontro.

António Ferreira vive no Algarve há nove anos e meio, e a partir daí a cidade de Lisboa e a vida stressante da publicidade ficaram definitivamente a fazer parte do passado.

Também ficou a fazer parte do passado a luta em convencer a Região do Algarve que tinha um território maior que a pequena área de Albufeira-Vilamoura. Ficou também a fazer parte do passado a ideia de que o único produto que o Algarve tinha para oferecer era a praia. Sem esta mudança de paradigma- o projeto que o trouxe ao Algarve, a Aldeia da Pedralva, tinha morrido.

A Aldeia da Pedralva é um projeto que pretendeu dinamizar aquilo que são consideradas as zonas de Baixa Densidade e um produto de enorme potencial no Algarve: O Turismo de Natureza.

E porque este desafio está ganho, embora ainda no início, há tempo para novos projetos. Uma mudança para Lagos, fruto da mudança de escola dos seus filhos, levou-o a abrir um Boutique Hostel que é uma referência na cidade. A paixão pela Costa Vicentina levou-o a um projeto em curso – Carrapateira Beach Houses.

A vontade de projetar o Turismo de Natureza e as Baixas Densidades levou-o a ser consultor na BTN – Bienal de Turismo de Natureza. E mais recentemente decidiu “exportar” o país através dos seus produtos de excelência e das histórias de empreendedores na área da agricultura que produzem os melhores sabores nacionais e dar vida ao projeto Portugal Organics.

Mais do que um evento com data e hora marcada (sempre a 16 de cada mês, ao final da tarde), a Beta Talk de Portimão tornou-se, desde Julho de 2012, num ponto de encontro para gente empreendedora e um movimento inspirador, promovendo no ambiente informal e descontraído do Café Concerto do TEMPO – Teatro Municipal de Portimão os contactos e a partilha de experiências.

A entrada como é habitual na Beta Talk Portimão é livre, mas sujeita a inscrição prévia, que pode ser feita clicando aqui,  enquanto o wine-break é por conta de quem vem, pelo que os participantes são convidados a trazer vinho (ou sumo) e snacks para partilhar.

A Beta Talk é uma iniciativa promovida pela Beta-i – Associação para a Promoção do Empreendedorismo e da Inovação e tem organização local a cargo da Câmara Municipal de Portimão.

Conta com a parceria media do “Sul Informação” e a colaboração da Escola Secundária Poeta António Aleixo, ao nível do Curso de Multimédia, que assegura a cobertura fotográfica.

Outros parceiros são a Universidade do Algarve, através do CRIA – Centro Regional de Inovação do Algarve/Divisão de Empreendedorismo e Transferência de Tecnologia, a ANJE – Associação Nacional de Jovens Empresários, o NERA – Associação Empresarial da Região do Algarve, a rádio universitária RUA FM, a APGICO – Associação Portuguesa de Criatividade e Inovação, o GAIM – Gabinete Académico de Investigação e Marketing e a Inesting, além da página Algarve Emprego, em termos da divulgação.

Comentários

pub