Petição pública exige ao Governo construção de novo hospital em Lagos

Há uma petição pública, a decorrer até 29 de Março, que exige ao Governo a construção de um novo hospital em […]

Há uma petição pública, a decorrer até 29 de Março, que exige ao Governo a construção de um novo hospital em Lagos. 

«Nos concelhos de Lagos, Aljezur e Vila do Bispo (Terras do Infante) as populações, os autarcas e os trabalhadores do Hospital de Lagos têm mantido uma persistente luta, com manifestações públicas, tomadas de posição e deliberações, pugnando pela relocalização do Hospital em Lagos, em terrenos já garantidos pela Câmara Municipal», lê-se na petição.

A secular tradição hospitalar de Lagos remonta ao século XV, já que a primeira notícia sobre um Hospital em Lagos se reporta ao ano de 1412.

Desde então, e até hoje, Lagos tem disposto de instalações hospitalares, quer civis quer militares, «desempenhando um papel indispensável às populações dos concelhos de Lagos, Aljezur e Vila do Bispo», diz a petição.

No final do século XV a Santa Casa da Misericórdia de Lagos já dispunha de Hospital, localizado na zona onde hoje se encontra, após ter beneficiado de sucessivas alterações e ampliações.

No entanto, «esta localização é insatisfatória desde há muito tempo, servida por estreitos arruamentos medievais e sem possibilidade de ampliação por estar ligada à Muralha de Lagos, classificada de Monumento Nacional».

Por outro lado, «é imperiosa a necessidade de que o Hospital de Lagos adquira condições para proporcionar aos seus utentes, nacionais e estrangeiros, os níveis de qualidade de conforto e de atendimento exigíveis ao Serviço Nacional de Saúde», considera.

Nos anos de 2008 e 2009 decorreu um processo que levou à aprovação pela Ministra da Saúde do projeto, estudo e concretização do novo Hospital para Lagos. Sem qualquer evolução deste processo por parte do Governo, a Assembleia Municipal de Lagos deliberou, em 26 de Junho de 2017, por unanimidade, exigir a inclusão do Hospital de Lagos no Orçamento de Estado para 2018, o que não se verificou.

É a Assembleia Municipal de Lagos que promove esta Petição Pública, subscrita pelas populações dos concelhos de Lagos, Aljezur e Vila do Bispo, exigindo do Governo a construção do novo Hospital de Lagos.

Esta petição pode ser assinada aqui.

Comentários

pub