O Inverno no Café Calcinha será «quente» e com muito alimento para o corpo e para a alma

Há alimento para o corpo, daquele com substância, bom para comer quente, mas também «alimento para a alma». O menu […]

Há alimento para o corpo, daquele com substância, bom para comer quente, mas também «alimento para a alma». O menu de Inverno do Café Calcinha, em Loulé, foi apresentado no dia 15 de Janeiro e conta com pratos tipicamente algarvios, que serão acompanhados por um programa cultural onde cabem tradições orais, muita música, teatro e tertúlias.

O emblemático café louletano, onde o poeta António Aleixo tem lugar cativo e convida os transeuntes a sentar-se com ele, reabriu em Julho, depois de uma renovação, com nova gerência e com um conceito diferente. Hoje, mais do que um ponto de encontro das gentes de Loulé, o Calcinha procura tornar-se uma referência ao nível da gastronomia e da cultura, na cidade.

Assim, como já haviam feito em Setembro, os responsáveis pelo espaço convidaram uma personalidade do concelho para os ajudar a montar o menu para a estação do ano que acabara de começar. Desta vez, a escolha recaiu sobre Ruivinho Brazão, um estudioso da tradição oral algarvia e dinamizador das “Moças Nagragadas”, anciãs de Paderne que há anos impressionam miúdos e graúdos com os seus trava-línguas e lengalengas, ditos com uma rapidez impressionante.

Serão, de resto, as “Moças Nagragadas”, acompanhadas por Ruivinho Brazão, que vão fechar este ciclo de programação do Calcinha, a 30 de Março, às 16h00. Até lá, há muitos pratos para provar, espetáculos para ver e ouvir e iniciativas culturais em que participar.

 

«Este vai ser um Inverno quente, acolhedor para a alma e para o estômago. Selecionámos um menu que recria pratos tradicionais do Algarve, que tem muito a ver com os produtos da época. Assim, temos papas de milho com sardinha e berbigão ou camarão e molho de tomate, feijoada algarvia e galo guisado com batatas à algarvia, que são pratos mais pesados, tipicamente de Inverno. Também temos os tentáculos de polvo com batata doce e a caldeirada de peixe», revelou ao Sul Informação Bruno Inácio, um dos proprietários deste café.

Estes são os pratos do dia, que são servidos de segunda a sexta-feira e custam sempre seis euros. Ao domingo, há cozido à portuguesa, «pois este é um dia para a família e de vir ao café Calcinha».

Tudo isto foi criado com o contributo de Ruivinho Brazão, até mesmo os pratos a servir. «Não queremos convidar, apenas, gastrónomos para ajudar a montar os nossos menus. Também queremos envolver pessoas que conheçam as tradições», enquadrou Bruno Inácio.

Já o curador do menu de Inverno achou «um encanto que se lembrassem de associar o património oral, a palavra, a uma iniciativa em que se pretende recriar a gastronomia a oferecer ao público». E, apesar de confessar que não é especialista em gastronomia, Ruivinho Brazão salientou que, como na literatura, a criatividade também ocupa um lugar de destaque na cozinha.

A esta vertente gastronómica, junta-se um intenso programa cultural. «Teremos eventos, em média, a cada três ou quatro dias, entre tertúlias, concertos e teatro. Somos já dos maiores dinamizadores culturais privados do concelho de Loulé, o que nos dá muito gosto», considerou Bruno Inácio.

Os clientes do Calcinha também poderão contar com pequenos desafios. «Haverá trava-línguas e quadras nas mesas, para que as pessoas possam brincar com a língua portuguesa, enquanto esperam pela comida e conversam».

Um dos pontos altos da programação do primeiro trimestre de 2018 será a Festa de Aniversário de António Aleixo, agendada para o dia 18 de Fevereiro. O poeta popular louletano tinha uma relação especial com este espaço comercial, que frequentava, razão pela qual foi instalada uma estátua sua na esplanada do Calcinha. No ano em que se celebram os 119 anos do seu nascimento, António Aleixo vai ser homenageado numa iniciativa que terá como protagonista principal Afonso Dias, que trará a música e a poesia, e contará a com a participação especial da Casa da Cultura de Loulé.

Também será lançada uma nova rubrica, a “Tertúlia Playlist”, em que personalidades são convidadas a trazer consigo uma seleção das suas músicas preferidas e conversar com os que marcarem presença. A 9 de Fevereiro, o protagonista desta iniciativa será António Branco, ex-reitor da Universidade do Algarve. A 9 de Março, marcará presença Emiliano Silva, presidente da Tuna Universitária Afonsina de Loulé.

Também nova é a iniciativa “Um intruso na cozinha”, em que o responsável pela confeção do prato a servir é alguém que, apesar de não ser um profissional, gosta de cozinhar. Assim, será aberta no dia 16 de Março a temporada das feijoadas, com o dentista Hugo Nascimento a ser o primeiro chefe de ocasião do Calcinha.

O fado também marcará presença regular no café louletano. No último domingo de cada mês, este estilo musical, Património Imaterial da Humanidade, será servido ao jantar, «numa típica noite de fados». As sessões acontecem nos dias 28 de Janeiro, 25 de Fevereiro e 25 de Março, sempre às 20h00.

Além do fado, também o blues terá espaço à mesa do jantar, no Calcinha. No dia 10 de Março, há jantar seguido de concerto, no evento “Hearts & Bones”, dinamizado em parceria com a Blues a Sul – Associação Blues do Algarve.

A literatura não será esquecida e está prevista a apresentação de dois livros. No dia 2 de Fevereiro, Luís da Cruz vai apresentar a sua obra “Terra Diversa”, com a ajuda de Lídia Jorge, que estará presente. No dia 3 de Março, será a vez de Miguel Madeira apresentar “A Vingança”, no mesmo dia em que será inaugurado o Balcão de Troca de Livros do Café Calcinha.

E, como seria de espera de um café de Loulé, o Carnaval será motivo para muita festa. Nos dias 10 e 12 de Março (sábado e segunda-feira), há jantares temáticos, que serão animados pelo DJ Diskossauro. No dia 10, o tema é “Os Loucos Anos 20” e no dia 12 “O Carnaval de Veneza”.

Uma homenagem a Zeca Afonso (23 de Março), um concerto de piano para filmes mudos, protagonizado por Irina Egorova-Svechnikova, nova edição da rubrica “Conversas Parlamentares”, moderada pelo jornalista do Sul informação Pedro Lemos, e workshops são outras da sugestões do café louletano para os primeiros três meses do ano.

Na apresentação de segunda-feira, além de provar os pratos que vão ser servidos, os que estiveram no Café Calcinha também puderam provar vinhos Morgado da Tôr, produzidos no concelho, bem como a cerveja Abaladiça, que também é feita em Loulé e foi lançada no café louletano.

 

Ementa do Calcinha (de domingo a sexta-feira):

Domingo: Cozido a Portuguesa
Segunda-feira: Tentáculos de Polvo com batata doce
Terça-feira: Guisado de Galo com batatas a Algarvia
Quarta-feira: Papas de milho com sardinha e berbigão ou com camarão e molho de tomate
Quinta-feira: Feijoada a Algarvia
Sexta-feira: Caldeirada de Peixe

 

Fotos: Hugo Rodrigues|Sul Informação

Comentários

pub