“Monstrare” exibe filmes de cinema social rodados em Loulé

A “Monstrare”, 4ª Mostra Internacional de Cinema Social, realiza-se nos dias 18, 19 e 20 de Janeiro, em Loulé, e […]

A “Monstrare”, 4ª Mostra Internacional de Cinema Social, realiza-se nos dias 18, 19 e 20 de Janeiro, em Loulé, e vai exibir filmes rodados naquele concelho. 

Este ano o programa irá integrar filmes que foram rodados em Loulé, «de forma a dar a conhecer o trabalho que tem sido realizado pela Câmara Municipal na promoção do concelho como destino de produção de cinema, televisão, publicidade ou fotografia», explica a autarquia.

Para o dia inaugural, dia 18, o auditório do Convento Espírito Santo irá receber duas curtas-metragens. Às 21h30, é apresentado “Ivan”, de Bernardo Lopes, realizador que cresceu em Quarteira.

Rodada integralmente em Quarteira, esta curta-metragem tem feito um percurso internacional surpreendente, tendo recebido já alguns prémios como o de Melhor Realizador no Chelsea Film Festival (Nova Iorque) ou o Grande Prémio do Júri no Laughlin Film Festival.

«No dia do seu aniversário, Ivan enfrenta as consequências de uma adolescência imprudente e leviana. É a partir daqui que se desenrola toda a ação», diz a Câmara de Loulé.

Depois, segue-se a projeção da película “Sam”, de Diogo Simão, que dá a conhecer o interior algarvio já que foi, em parte, rodada na freguesia do Ameixial. Esta curta-metragem conta-nos a história de uma bailarina de hip-hop que se sente culpada pela morte da melhor amiga.

Já no dia 19, às 21h30, é apresentado no Cine-Teatro Louletano “That Good Night”, de Eric Styles, o derradeiro filme de Sir John Hurt, o conceituado ator que faleceu em 2017, vítima de doença prolongada.

Rodado em 2016, tendo como cenário principal o concelho de Loulé, desde a emblemática Zona Histórica de Loulé às localidades rurais como o Monte Seco, o filme aborda a vida de Ralph, personagem interpretada por John Hurt, doente terminal com mais de 70 anos que luta por restaurar o equilíbrio na sua família, chegar ao termo com os seus princípios morais e morrer com dignidade.

No encerramento da “Monstrare”, no dia 20, às 21h30, o Cine-Teatro Louletano recebe “São Jorge”, de Marco Martins, que tem como protagonista Nuno Lopes, distinguido como Melhor Ator na categoria Horizontes no Festival de Veneza 2016 pela sua atuação nesta longa-metragem.

Jorge, boxeur, desempregado, corre o risco de perder o seu filho e a sua mulher, quando esta decide regressar ao Brasil.

Em desespero, aceita trabalho numa empresa de cobranças difíceis. Ironicamente, Jorge passa a intimidar aqueles que, como ele, estão a braços com dívidas que não conseguem pagar.

“Monstrare”, palavra latina que significa tornar algo visível, ou denunciar, é um evento promovido pela Câmara Municipal de Loulé e pelo Loulé Film Office. Este é o primeiro evento em Portugal dedicado apenas ao cinema sobre temáticas sociais.

Comentários

pub