Grupo Quadrante integra projeto de eletrificação da Linha do Algarve

O Grupo Quadrante integra o consórcio responsável pelo desenvolvimento dos projetos de eletrificação da Linha do Algarve, no troço entre […]

O Grupo Quadrante integra o consórcio responsável pelo desenvolvimento dos projetos de eletrificação da Linha do Algarve, no troço entre Tunes e Lagos. 

«A eletrificação dos troços Tunes – Lagos permitirá a exploração comercial exclusivamente com material elétrico e outras melhorias que contribuirão para a eficiência do sistema», diz o grupo Quadrante.

E que melhorias? «Redução no tempo de percurso», assim como na «necessidade de custos de aluguer de material à empresa ferroviária espanhola RENFE», explica.

Dos projetos que estão a cargo da Quadrante destacam-se o estudo geológico e geotécnico, os projetos de supressão de passagens de nível, de pontes e viadutos, bem como todos os estudos ambientais.

Tiago Costa, administrador e responsável pela área de transportes do grupo Quadrante, sublinhou que, «para o grupo é muito importante integrar um projeto desta importância e contribuir de forma direta para a modernização da rede ferroviária nacional, importante do ponto de vista ambiental e económico».

«Para responder de forma eficaz ao fluxo e às necessidades de mobilidade, que esta região tem vindo a registar, tanto no âmbito turístico como empresarial, é crucial proceder-se à melhoria das condições de exploração ferroviária e à redução da sinistralidade nos atravessamentos rodoviários, através de desnivelamentos», concluiu.

Pedro Marques, ministro do Planeamento e das Infraestruturas, disse, na passada sexta-feira, que o Governo vai lançar estas obras, que também integram a eletrificação da Linha do Algarve, entre Vila Real de Santo António e Faro, ainda este ano. 

O objetivo é estarem terminadas em 2020.

Comentários

pub