Governo vai lançar obras de eletrificação da Linha do Algarve ainda em 2018

As obras de eletrificação dos troços da Linha do Algarve entre Vila Real de Santo António e Faro e entre […]

As obras de eletrificação dos troços da Linha do Algarve entre Vila Real de Santo António e Faro e entre Tunes e Lagos vão ser lançadas em 2018, para estarem terminadas em 2020. Pedro Marques, ministro do Planeamento e das Infraestruturas, disse hoje aos jornalistas, em Faro, que a ideia é fazer os primeiros concursos de obra ainda este ano, de modo a que estejam prontas até ao final do atual período de financiamento da União Europeia.

Este é, no fundo, o reafirmar de um compromisso que tinha sido assumido há cerca de um ano, em Portimão. Na altura, foi anunciada a abertura do concurso para a execução dos projetos e previa-se que as intervenções pudessem ter  início no terceiro trimestre de 2018.

«A eletrificação do resto da linha do Algarve está ainda em fase de projeto, mas temos a expetativa de, ainda em 2018, termos os primeiros concursos de obra cá fora, para ter tudo concluído até ao final de 2020», assegurou, agora, o membro do Governo.

Esta será «uma modernização global importantíssima, que permitirá ter comboios a fazer ligações diretas não só no Algarve, mas também a Lisboa, com material circulante de mais qualidade».

 

Foto: João Neto/ETIC_Algarve

Pedro Marques acompanhou o primeiro-ministro António Costa na deslocação que este efetuou ao Algarve, esta sexta-feira, dia 12 de Janeiro, para desafiar as forças vivas da região a dar contributos para criação de uma estratégia para Portugal para a década  2020-2030.

O primeiro-ministro esteve numa reunião do Conselho Regional, órgão consultivo da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional (CCDR) do Algarve, que conta com representantes dos mais diversos setores – autarquias, Universidade do Algarve, associações, sindicatos e outras entidades não governamentais – e apelou aos seus membros que apresentem propostas, ao longo dos próximos três meses, e as enviem à CCDR, para serem consideradas durante a elaboração da estratégia.

O Governo quer reunir consenso em torno da proposta que apresentar, de modo a conseguir, pelo menos, «uma maioria de dois terços no Parlamento», de modo a que uma eventual mudança de Governo não ponha em causa a realização das obras que forem consideradas prioritárias.

Ou seja, o atual Governo espera que os seus sucessores «não rasguem tudo o que vem de trás». O atual Governo, garantiu Pedro Marques, seguiu a política de continuidade que agora advoga, ao «cumprir o Plano de Investimentos em Infraestruturas lançado pelo anterior Governo».

A eletrificação de toda a linha do Algarve, bem como a criação de uma ligação ferroviária ao Aeroporto de Faro, foi um dos projetos considerados prioritários pelo anterior Governo, então liderado por Pedro Passos Coelho, e manteve-se nos planos do atual executivo.

Comentários

pub